Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Semana da Floresta e da Água - 20 a 25 de março

20 a 25 Mar '22
Semana floresta agua 2022 1080x1080 02  003  1 1024 1000

O Município de Ponte de Lima, através do Serviço Área Protegida, irá promover de 20 a 25 de março de 2022, a “Semana da Floresta e da Água”. A Floresta e a Água são temas de extrema importância para a Humanidade, uma vez que sem Água e sem a Floresta, a vida na Terra ficaria seguramente comprometida.


É urgente ter uma atitude de salvaguarda destes recursos e já não é só a sensibilização das camadas mais jovens que é necessária, mas sim, de toda a população.
Neste sentido e dada a importância destes recursos para a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e para o Município de Ponte de Lima, as comemorações serão dedicadas a todas as faixas etárias, com diferentes públicos alvo, ao longo da semana. No dia 20 domingo, será dedicado aos proprietários de áreas florestais, dentro dos limites da Área Protegida, havendo a intenção de os sensibilizar para o “Falso Verde”! A “Floresta que temos”, a “Floresta que Queremos” e a “Floresta que Precisamos”, será uma tarde dedicada aos trabalhos de controlo de espécies invasoras lenhosas e de sensibilização para a reflorestação com espécies autóctones, tendo em consideração a importância destas espécies para a melhoria da qualidade das nossas Florestas e consequentemente para a melhoria da qualidade de vida da população.


Nos dias 21 e 22 de março, os participantes de 1.º ciclo, podem desfrutar do mais importante recurso hídrico do concelho, o Rio Lima, através de um passeio no barco “Água Arriba” a realizar entre pontes, que contará com a colaboração do Clube Náutico de Ponte de Lima.


Haverá ainda a oportunidade para os alunos de 2.º e 3.º ciclo, bem como para o público em geral, de perceber a intervenção e o importante papel da “Associação Florestal do Lima” e dos “Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima” na proteção e valorização das áreas florestais do concelho.


Os mais novos poderão ainda assistir à apresentação do livro “Aprende com os Animais”, seres também muito dependentes das Florestas e da Água.
Pretende-se acima de tudo sensibilizar e consciencializar toda a população para a importância de saber preservar estes recursos.


Participe, passe a palavra! Dê o seu contributo, rumo à sustentabilidade.