Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA VIDA SELVAGEM – 3 DE MARÇO DE 2022

03 Mar '22
Diavidaselvagem programa  003  1 1024 1000

Município de Ponte de Lima, através do Serviço Área Protegida, comemorará, no próximo dia 3 de Março, o Dia Mundial da Vida Selvagem.

Este dia foi criado em 2013, pela Organização das Nações Unidas, para celebrar a fauna e flora selvagem, alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens e promover debates sobre a recuperação de espécies-chaves para os diferentes ecossistemas. Foi escolhido o dia 3 de março para esta efeméride já que foi neste dia, em 1973, que se realizou a CITES - Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção.

Para assinalar a data, o Serviço Área Protegida promove a atividade “Um Dia na Área Protegida”, dirigida à comunidade escolar, que visa conhecer melhor alguns dos principais habitats da Zona Húmida das Lagoas, bem como a sua fauna e flora, percorrendo locais fora do circuito normal das visitas guiadas e percursos pedestres.

A atividade tem como objetivo principal alertar para a crescente necessidade de preservar a vida selvagem e fomentar a procura de soluções para conservar a área protegida, local muito importante para a conservação da biodiversidade, aos níveis regional, nacional e mesmo internacional, nomeadamente os bosques higrófilos, pastagens húmidas, lagoas, rios e pinhais. Estas estruturas constituem os elementos críticos no que respeita à conservação da biodiversidade local, devido à sua importância como refúgio, habitat e zona de alimentação para uma grande diversidade de espécies animais e vegetais.

Participe e venha celebrar connosco a Vida Selvagem, o Planeta agradece.