Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

23 de novembro | Dia da Floresta Autóctone 2014

17 a 23 Nov '14
Florestaautoctone14 1 1024 1000

A floresta autóctone portuguesa, considerada património natural, é constituída por árvores originárias do próprio território, como o carvalho, azevinho, sobreiro, loureiro, entre outras. Possui uma enorme importância, independentemente da utilidade que o Homem lhe dá, do ponto de vista ambiental e para a conservação da biodiversidade.

A Floresta Autóctone portuguesa é considerada um autêntico refúgio de espécies animais autóctones, algumas em vias de extinção, em que a sua sobrevivência depende muitas vezes do estado de conservação das Florestas.

A pensar na conservação das florestas naturais, realçando a sua importância económica e ambiental, bem como a necessidade de as proteger, foi instituído o dia 23 de novembro como o "Dia da Floresta Autóctone".

O Serviço Área Protegida vai assinalar esta data, realizando um conjunto de atividades direcionadas para vários públicos-alvo.

Entre os dias 17 e 20 de novembro, irá realizar atividades com as turmas inscritas na Área Projeto "Floresta" e proceder à distribuição de árvores/arbustos autóctones pelas Instituições de Ensino e IPSS's do concelho, numa campanha intitulada "Nós já plantámos e vocês?".

No dia 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, serão realizadas um conjunto de atividades (eliminação de exóticas, marcação de árvores mortas, transplantação, entre outras) no Parque Florestal e Viveiros da Quinta de Pentieiros.

Participe!