Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos assinala dia Internacional das Zonas Húmidas

Lagoasjoseantunes 1 1024 1000
31 Janeiro 2012

A Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos vai assinalar o Dia Internacional das Zonas Húmidas, efeméride que se regista a 2 de fevereiro. Neste Ano Internacional da Energia Sustentável, e no âmbito da adesão do Município de...

A vai assinalar o Dia Internacional das Zonas Húmidas, efeméride que se regista a 2 de fevereiro.

Neste , e no âmbito da adesão do Município de Ponte de Lima ao , a Área Protegida vai apresentar um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos dos cursos de eletricidade, electrónica e informática da EPRALIMA - Escola Profissional do Alto Lima. Participarão nesta atividade as turmas inscritas nas Áreas Projeto Laboratório, e Floresta para Todos dos Centro Educativo de Vitorino dos Piães, S. Martinho da Gandra e da EB1 de Cabaços, num total de 70 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos.

No período da tarde, a partir das 16h30, no Auditório do Centro de Interpretação Ambiental decorre a apresentação do "Projeto Rios", um projeto nacional de educação ambiental que contribui para a implementação de soluções sustentadas para os problemas dos ecossistemas fluviais.

O Serviço Área Protegida irá dar apoio na implementação do projeto a todos os participantes do concelho. O "Projeto Rios" destina-se a todas as instituições de ensino e de acolhimento a seniores, empresas, grupos de escuteiros, associações, grupos culturais, famílias, grupos de amigos e a toda a população em geral.

Classificada como Zona Húmida de Importância Internacional, sítio RAMSAR n.º 1613, desde 2006, a Área Protegida engloba habitats tipo de uma zona húmida continental, dos quais se destacam as lagoas de água doce temporárias ou permanentes e o rio Estorãos que estão na base da originalidade e biodiversidade da área.

A beleza natural e a das Zonas Húmidas permitem, para além do conjunto importante de serviços e funções ambientais que promovem, o desenvolvimento de múltiplas atividades Turísticas. Preservando o seu habitat natural, a Área Protegida possui um conjunto de passadiços que permitem longos percursos pedestres, numa aventura única em torno das lagoas e pelo interior de uma vegetação cerrada que abriga um sem número de aves e animais.

Programa:

09h30 - Receção aos participantes;

10h00 - Ateliê sobre o tema Energia dinamizados por alunos da Escola Profissional do Alto Lima - EPRALIMA, com a colaboração do Coordenador da Extensão de Ponte de Lima, Dr. Pedro Ligeiro;

12h00 - Encerramento dos ateliês;

14h00 - Exposição de equipamentos sobre Energia Ateliers (visita livre);

16h30 - Apresentação do "Projeto Rios" com a presença do Eng.º Pedro Teiga - Coordenador Nacional do Projeto;

17h30 - Encerramento.