Passar para o Conteúdo Principal Top

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Arranque do Serviço Educativo 2019/2020

Se19 20 1 1024 1000
13 Setembro 2019

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos e a Quinta Pedagógica de Pentieiros vão receber mensalmente, a partir do mês de outubro, e até ao final do mês de maio de 2020, mais de 600 crianças, provenientes de 14 instituições de ensino dos 4 agrupamentos de escolas do concelho.

Com arranque marcado para o próximo dia 07 de outubro, o Programa de Apoio às Áreas Projeto será, certamente, das propostas de ação do Serviço Educativo, a que melhor refletirá o potencial pedagógico destes dois espaços. No ano letivo 2019/2020 serão trabalhados os temas: ‘Alterações Climáticas’, ‘Biodiversidade e Monitorização das Zonas Húmidas’, ‘Floresta’, ‘Mundo Rural’ e ‘Trekking nas Lagoas’.

Para ano letivo que está prestes a iniciar foi também submetida e aprovada uma candidatura ao Programa de Apoio aos Projetos Escolares que irá envolver cerca de 180 crianças de 1 instituição de ensino do concelho, em torno de um projeto associado à temática ambiental e ao mundo rural.

O Serviço Educativo 2019/2020 pressupõe ainda o apoio mensal do Serviço Área Protegida às 12 turmas, cerca de 300 crianças, responsáveis pela dinamização dos Espaços Ciência Divertida de Ponte de Lima. Estas crianças serão envolvidas no planeamento e preparação de mais uma grande festa ligada à Ciência, o ‘VI Workshop Infantil de Ciência’, que será realizado em março de 2020.

De realçar, ainda, a realização da VI edição do ‘Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima’, que conta com a participação de mais de 250 crianças, bem como o apoio que, anualmente, é prestado, a título gratuito, aos utentes de instituições de acolhimento a seniores e a pessoas portadoras de deficiência nos projetos ‘Horta para Todos’ e ‘Hipoterapia’, que decorrem na Quinta de Pentieiros.

O programa de apoio às Áreas Projeto e Projetos Escolares será encerrado com o ‘XIV Acampamento Natureza e Mundo Rural’, a realizar no primeiro fim-de-semana de junho, no Parque de Campismo da Quinta de Pentieiros.