Passar para o Conteúdo Principal Top

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

XIII Acampamento Natureza e Mundo Rural

Xiiiacampamento jun19 1 1 1024 1000
06 Junho 2019

01 e 02 de junho de 2019

‘Pára! Protege o teu Planeta!’ foi o tema escolhido para encerrar o apoio prestado às instituições de ensino do concelho de Ponte de Lima no presente ano letivo. A décima terceira edição do ‘Acampamento Natureza e Mundo Rural’ decorreu nos passados dias 01 e 02 de junho, na Quinta de Pentieiros, em ambiente de festa e muita alegria.

Participaram nesta iniciativa cerca de 180 crianças das EB/JI das Lagoas, EB de Freixo, EB de Arcozelo, EB1 de Ponte de Lima, EB de Trovela, EB da Correlhã e EB da Facha. A equipa de monitores foi constituída por funcionários do Serviço Área Protegida, por docentes que acompanharam os seus alunos nesta aventura e por colaboradores que, apesar de não integrarem a equipa deste Serviço, nos têm acompanhado ao longo dos anos.

O primeiro dia, sábado, Dia Mundial da Criança, começou bem cedo, com a chegada dos participantes à Quinta de Pentieiros. Sem tempo a perder, e após a instalação dos sacos nas tendas e no Albergue, foi dado início ao programa de atividades que preencheram o dia: visita à Quinta Pedagógica, Oficina da Criatividade (pintura de azulejos para a construção de um mural coletivo), Oficina dos ‘Mini Chefs’ (confeção de uma sobremesa para o jantar), volteio em pónei e, como não podia faltar, a tão aguardada piscina.

Já a noite foi dedicada ao ‘Fogo de Campo’, onde todas as equipas presentearam os seus familiares e amigos com atuações que prepararam e ensaiaram ao logo do dia. Dança, ginástica, canções e gritos de equipa alegraram a noite.

Mas nem só as crianças brilharam nesta noite, em momentos mais descontraídos também os monitores e membros do executivo municipal brindaram a plateia com peças de teatro e muitas brincadeiras.

No domingo, o Centro Aventura juntou-se à equipa e proporcionou aos participantes momentos verdadeiramente radicais. A alegria e a felicidade dos participantes foram contagiantes, arvorismo, cama elástica, slide, matraquilhos e insufláveis fizeram a delícia de todos.

No final, o balanço não poderia ser mais positivo. A Quinta de Pentieiros foi o palco de dois dias repletos de energia e boa disposição, que nem o calor que se fez sentir esmoreceu. Fica a saudade e a vontade de voltar a participar no Acampamento Natureza e Mundo Rural.

Até para o ano!

Xiiiacampamento jun19 2 1 1366 728
Xiiiacampamento jun19 3 1 1366 728
Xiiiacampamento jun19 4 1 1366 728
Xiiiacampamento jun19 5 1 1366 728