Serviço Educativo - Alterações Climáticas

22 Maio 2019

Técnico Responsável: Válter Silva

Decorreram, entre os dias 14 e 16 do mês de maio, as sessões da Área Projeto ‘Alterações Climáticas’, envolvendo as turmas inscritas, das Escolas Básicas de Arcozelo, Correlhã, Ponte de Lima, no espaço da Área Protegida na zona sensível da Lagoa do Mimoso.

Os alunos das turmas inscritas visitaram a Lagoa do Mimoso, mas, também, a zona envolvente ao rio Estorãos, descobrindo algumas das principais características destes habitats únicos, bem como as principais espécies de fauna, flora. Puderam ainda constatar como muitas ações do Homem, fora da área protegida, tem consequências na área protegida, por exemplo a colocação de resíduos fora dos sítios apropriados que são arrastados para os nossos rios.

Ao longo das sessões os alunos foram desafiados a explorar as áreas visitadas com a ajuda da sinalização dos percursos existentes e observar exemplares de fauna com recurso a binóculos. Este desafio foi realizado também com uma maior vertente sensorial, com um momento de maior silêncio e reflexão para escutar os sons da Natureza.

Durante o percurso os alunos puderam perceber algumas das modificações ocorridas nas unidades de paisagens da Área Protegida e conhecer alguns monumentos históricos deste espaço como a ponte de Esteiro e o moinho “do Matias”. Foi ainda possível ver espécies como a lampreia no rio Estorãos e aves aquáticas na Lagoa do Mimoso.

Por fim ficaram as despedidas de mais um ano letivo de aprendizagem e os desejos de um futuro melhor para a nossa casa, o planeta Terra.

se_alteracoesclimaticas_maio19_2