Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

'A Campanha da Resina' no Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos

Resina1 1 1024 1000
19 Maio 2010

O Município de Ponte de Lima acolhe a exposição "A Campanha da Resina" a inaugurar no dia 26 de maio, pelas 10h30 no Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

O Município de Ponte de Lima acolhe a exposição "A Campanha da Resina" a inaugurar no dia 26 de maio, pelas 10h30 no das .

Esta exposição, da autoria do professor Paulo Santiago, docente da Escola Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova, em parceria com o Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova, permite-nos conhecer as várias fases do processo de resinagem, uma das principais atividades económicas do mundo rural ao longo do século XX principalmente nas regiões Norte e Centro de Portugal.

Para a sua conceção, o autor recorreu aos valiosos préstimos dos habitantes da aldeia de Corgas, situada na Freguesia de Proença-a-Nova, e às paisagens que a rodeiam através de uma reconstituição histórico-cultural de cada fase da recolha, ilustrada com diversas fotografias dispostas em painéis, e um conjunto de ferramentas originais cedidas para esta exposição colocadas em vitrinas, bem como à exemplificação de cada fase do processo num conjunto de troncos de pinheiro dispostos ordenadamente num móvel apropriado. O conjunto é ainda apoiado por um vídeo subordinado ao tema "Vida de Resineiro" realizado pelo Professor da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, João Paulo Martins, a partir do argumento concebido pelo Sr. Marcolino Farinha Nel, colaborador precioso na instalação da exposição e um dos personagens principais do filme.

A pode ser visitada todos os dias úteis das 9h00 - 12h30 e das 14h00 - 17h30. Aos sábados, domingos e feriados o horário será das 14h00 às 17h00.