Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Recenseamento Agrícola 2019 começa este mês

21 Outubro 2019

Em breve terão início os trabalhos de recolha de dados do RA 2019, junto das explorações agrícolas existentes, em todo o território nacional. É o culminar de uma complexa e intensa fase de preparação. O trabalho de campo efetua-se ao abrigo de procedimentos que visam a organização, a gestão, o acompanhamento e o controlo da recolha.

A partir de 25 de outubro a ‘Cadeia de Recolha’ está no terreno.

A qualidade dos resultados assenta, em larga escala, na qualidade do trabalho desta grande equipa, que integra cerca de 1700 pessoas.

O modelo de organização do RA 2019 comporta 3 níveis. Um nível operacional, que inclui as entrevistas e outras tarefas realizadas pelos entrevistadores. Um nível de acompanhamento, que assegura a comunicação interna na cadeia de recolha, o cumprimento dos prazos e a qualidade da informação apurada. O nível de coordenação tem por missão, para além da criação de metas e monitorização do plano de ação, garantir que o nível de qualidade dos resultados está alinhado com os padrões de excelência preconizados pelo código de conduta para as estatísticas europeias.

O Recenseamento Agrícola 2019 apresenta uma estrutura organizacional complexa, baseada numa gestão descentralizada, projetada com base no conhecimento e experiência adquiridos nas operações anteriores, de forma a potenciar a melhor utilização dos recursos.

O planeamento estratégico desta operação foi garantido pelo nível de “coordenação e planeamento” que concebeu todo o plano de ação da operação, definindo, orçamentando e calendarizando as principais etapas do projeto.

A recolha de dados é feita presencialmente, por entrevistadores; estará no terreno até maio de 2020.

Para esclarecimentos o INE tem disponível o Nº verde: 800 10 2019 ou o E-mail: ra2019@ine.pt 

Fonte: INE