Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Sessão pública de apresentação dos projetos de reabilitação das margens dos rios Lima, Labruja e Estorãos

11 Junho 2026

Decorreu, no passado dia 30 de maio, a sessão pública de apresentação dos projetos de reabilitação da margem direita do rio Lima e das margens do rio Labruja, bem como das margens do rio Estorãos, no troço inserido nos limites da Área de Paisagem Protegida Regional das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos.

Ao abrigo da operação "Melhoria das Condições de Escoamento dos Caudais do Rio Lima e Redução do Risco de Inundação e dos Impactos Negativos das Inundações na ARPSI FLUVIAL: PTRH1_LIMA02", o Município de Ponte de Lima levará a cabo, entre os dias 15 de junho de 2026 e 31 de agosto de 2027, um conjunto de intervenções de reabilitação fluvial da margem direita do rio Lima e das margens do rio Labruja, que pretendem reduzir o risco de inundação do território e consolidar e renaturalizar as suas margens, recorrendo a soluções baseadas na natureza (SbN), de bioengenharia, reforçadas com ações de conservação da vegetação, controlo e erradicação de espécies exóticas de flora invasora.

A intervenção de reabilitação programada para as margens do rio Estorãos, no mesmo período, integra-se na operação "Proteção e Promoção da Natureza, da Biodiversidade e dos Serviços dos Ecossistemas na Área de Paisagem Protegida Regional das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos: NORTE2030-2024-77", reforçando o compromisso do Município de Ponte de Lima com a proteção e valorização dos ecossistemas desta área, de reconhecido valor ambiental. Para além da consolidação e renaturalização das margens do rio Estorãos, no troço da Área Protegida, e do corte, limpeza e conservação da vegetação, com o controlo e erradicação de espécies exóticas de flora invasora, pretende-se ainda promover a implementação de sistemas de retenção e detenção natural das águas superficiais.

Após a afixação dos Editais de Intervenção de Reabilitação e do Manual de Limpeza, publicados pela Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., o Município de Ponte de Lima promoveu uma sessão pública para cada uma das empreitadas de reabilitação previstas. A sessão dedicada à intervenção na margem direita do rio Lima e rio Labruja decorreu ao final da manhã do dia 30 de maio, na sede da Junta de Freguesia de Arcozelo. O Auditório do Centro de Interpretação Ambiental foi o local escolhido para a sessão referente à requalificação das margens do rio Estorãos, nos limites da Área Protegida, que teve lugar, no mesmo dia, ao início da tarde.

A equipa técnica da HAEDES Portugal, empresa que vai prestar assistência técnica especializada e formação à empreitada, no âmbito dos dois projetos de execução, apresentou, em cada sessão, e de forma detalhada, a todos os proprietários e arrendatários de terrenos confinantes com as áreas de intervenção que estiveram presentes, os principais objetivos dos projetos, as áreas de intervenção e a tipologia de trabalhos que vão ser executados, o enquadramento legal e a respetiva legitimidade de intervenção, por parte do Município de Ponte de Lima.

No final de cada sessão, houve ainda lugar a um período aberto para o esclarecimento de dúvidas e troca de contactos, para que os projetos possam decorrer com o sucesso desejado, contribuindo para a valorização ambiental e a segurança do nosso território.

As sessões públicas contaram com a presença do Vereador do Ambiente e Espaços Verdes, Eng.º Gonçalo Rodrigues.