CIM promove exposição itinerante sobre biodiversidade no Alto Minho

02 Novembro 2018

"A Biodiversidade no Alto Minho: Educar para a Sustentabilidade” é o tema da exposição itinerante que de 16 de outubro de 2018 até finais de março de 2019, percorre os dez concelhos do Alto Minho. O arranque será feito no dia 16 de outubro, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo.

De seguida ruma a Ponte de Lima. A exposição estará patente ao público no Centro de Interpretação Ambiental da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, de 05 a 21 de novembro.

Organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em parceria com os seus dez municípios associados, esta mostra tem como objetivo promover um dos principais fatores distintivos do território: a diversidade de espaços protegidos e classificados de interesse regional, nacional e europeu, e fomentar a criação de sinergias entre os municípios, contribuindo para consolidar o seu potencial turístico.

De forma simples e ilustrada, a exposição oferece um vislumbre do que cada um dos concelhos do Alto Minho tem para oferecer no âmbito da fauna e da flora, pretendendo-se que após o visitante se sinta motivado a fazer uma viajem de reconhecimento do valioso património natural do território.

As informações sobre o horário de visita da exposição irão estar disponíveis para consulta nos sites dos centros e espaços de educação e interpretação ambiental do Alto Minho.

Esta iniciativa está inserida no projeto “Alto Minho Natura”, aprovado no âmbito do Norte 2020 - no domínio do Património Natural, que inclui outras atividades de sensibilização e interpretação ambiental como a realização de um workshop de empreendedorismo verde e a dinamização de um projeto-piloto que tem como objetivo principal envolver a comunidade escolar.

Recorde-se que uma das apostas centrais da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial Alto Minho 2020 orienta-se precisamente para o desenvolvimento de um processo de sensibilização e interpretação ambiental aberto que capacite indivíduos e comunidades a tornarem-se conscientes do valor dos espaços rede NATURA 2000.

Nesse sentido, a CIM Alto Minho, em parceria com os seus municípios associados, tem vindo a desenvolver o Programa Integrado de Educação Ambiental para a Preservação e Conservação da Natureza e da Biodiversidade (suportado na atual rede de espaços dedicados à interpretação e sensibilização do património natural), o qual será agora apresentado, sob a forma de exposição itinerante, à comunidade escolar através dos diversos centros e espaços de apoio à visitação e interpretação ambiental.

O programa integrado proposto à comunidade escolar - designado "Alto Minho Greenways: Vive a Natureza” - abrange 50 atividades sobre 10 temáticas distintas (suportadas nas seguintes tipologias de atividades: oficinas de natureza, residências científicas, residências de desporto na natureza e visitas interpretativas e interativas), dispondo todas as propostas do respetivo manual de atividades.

Adaptado de:  http://www.cim-altominho.pt/