Visita a Xinzo de Límia 2018

14 Junho 2018

No âmbito do Serviço Educativo das Lagoas, no passado dia 8 de junho, cerca de 100 alunos das escolas EB1 de Ponte de Lima, CE das Lagoas e CE do Trovela, realizaram a visita anual a Xinzo de Límia, para conhecer o local onde nasce o rio Lima.

Foram acompanhados, nesta visita, pelos seus professores e pelos vereadores da Educação e Juventude do Município de Ponte de Lima, Dr. Paulo Sousa e Eng.º Vasco Ferraz.

À chegada a Xinzo do Límia, foram recebidos pelos alunos dos CEIP Rosalía de Castro e CEIP Carlos Casares, as instituições locais de ensino, pelo Alcalde da localidade, Manuel López Casas e pelo cônsul honorário de Portugal em Orense, José Martins Pires da Silva, também ele um Limiano.

Depois da receção oficial na Casa de Cultura e da Juventude, onde foram presenteados com um espetáculo de Gaita-de-foles Galegas seguiu-se o momento de amizade e troca de lembranças entre os participantes.

De seguida a comitiva dirigiu-se às margens do rio Lima, que também atravessa aquela localidade, onde realizou um "Abraço ao rio Lima" e onde plantaram uma árvore (Ginkgo biloba) como símbolo de união e amizade entre os dois municípios.

No final do almoço seguiu-se a tão aguardada vista ao local da nascente do rio Lima no Monte Talariño, do concelho vizinho de Sarreaus e de seguida a visita ao Festival Internacional de Jardins de Allariz, na localidade Galega com o mesmo nome.

No final, as duas comunidades despediram-se com um até já, pois ficou o convite aos alunos de Xinzo de Límia para visitar Ponte de Lima, no próximo mês de outubro.

Visita_Xinzo2018_2
Visita_Xinzo2018_3