Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Guarda-rios

O Guarda-rios (Alcedo atthis) é uma ave de patas e pescoço curtos, com cabeça e bico grandes e desproporcionados em relação ao seu pequeno corpo. Apresenta uma plumagem de cores intensas, na parte superior em tons azuis e verdes vivos, e na parte inferior em tons castanho-alaranjados. Na garganta e parte lateral do pescoço tem manchas brancas. Tanto o macho como a fêmea são idênticos, com a exceção de a fêmea ter a base inferior do bico com tonalidades avermelhadas, enquanto que no macho o bico é totalmente preto.

 

Voz

Tem um chamamento curto, agudo, estridente e assobiado e, por vezes, repetido, geralmente em voo. Na primavera e no outono, o chamamento é mais agressivo, com o objetivo de afastar intrusos.

 

Habitat

Habita cursos de água e lagos de corrente lenta e ricos em peixe, com margens propícias à nidificação. No inverno, pode também ser observado nos estuários e no litoral.

 

Comportamentos

Apesar de ser uma ave desconfiada e irrequieta, permanece pousada e imóvel num poleiro, durante longos períodos de tempo junto à água, procurando pequenos peixes que captura num mergulho picado.

 

Voo

Tem um voo rápido e direto. Executa voos rasantes às manchas de água ou à vegetação rasteira das margens. Pode ser visto a peneirar, enquanto procura alimento.

 

Nidificação

Nidifica em cavidades de árvores ou muros e nos socalcos arenosos das margens. Por volta do mês de janeiro, o macho começa a procurar o local ideal para construir o ninho. O ninho encontra-se, de um modo geral, no fundo de um túnel com cerca de 1 a 2 m de comprimento. A postura é efetuada entre abril e julho. Cada casal pode efetuar 2 ou 3 posturas por ano. Cada uma destas é constituída por 6 a 7 ovos, cuja incubação dura cerca de 20 dias. As crias adquirem a sua plumagem de adulto ao fim de 10 dias sendo capazes de voar ao fim de 25 dias de idade.

 

Dieta

A dieta do Guarda-rios é, essencialmente, constituída por pequenos peixes, alimentando-se também de insetos e crustáceos.

 

Na Paisagem Protegida

Esta espécie protegida é residente na Paisagem Protegida. Frequenta fundamentalmente as lagoas e o rio Estorãos. 

 

Fonte: Adaptado de Azibo.