Passar para o Conteúdo Principal Top

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Galinha-de-água

Gallinula chloropus 1 600 600

A galinha-de-água (Gallinula chloropus) é uma ave característica das zonas húmidas, com cerca de 32 cm de comprimento, viva e nervosa, de tom geral escuro e que apresenta alguns caracteres que permitem uma rápida identificação: bico vermelho (com a ponta amarelada), placa frontal também vermelha, linha branca ao longo dos flancos e penas sub-caudais brancas facilmente visíveis quando nada ou anda; aliás, o modo de se movimentar é já por si identificativo: em cada avanço, a galinha-de-água inclina a cabeça para a frente e balança a cauda de cima para baixo.

 
Habitat

É muito comum em charcos, lagoas, zonas alagadas e em cursos de água lentos, em que as margens ofereçam bom coberto vegetal.

 

Alimentação

A sua alimentação, obtida dentro e fora de água, é essencialmente vegetal mas também inclui invertebrados e até mesmo pequenos vertebrados.

 

Comportamento

Estas aves são bastante esquivas e têm uma atividade essencialmente crepuscular. São pouco sociáveis e veem-se geralmente isolados, no entanto, nos meses de inverno, podem encontrar-se em pequenos grupos.

 

Reprodução

Este ave seleciona, de forma geral, zonas de vegetação mais densa para nidificar. Os ninhos, ao nível da água ou perto das margens, são construídos essencialmente pelos machos e são constituídos por vegetação seca e detritos.

A incubação, que pode começar com o primeira ovo, tem normalmente o seu início a meio ou no fim da postura de 6 a 9 ovos. A eclosão do primeiro ovo acontece passados 19 a 22 dias.

 

Na Paisagem Protegida

Ave residente que aparece com regularidade na Paisagem Protegida, nomeadamente nas duas lagoas.

 

Fonte: Adaptado de FAPAS.