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As políticas de conservação dos recursos, valores e funções dos ecossistemas têm assentado, um pouco por todo o Mundo, com início na década de 70, na criação e consequente gestão de áreas protegidas.

No entanto, O Millennium Ecosystem Assessment (MEA), a maior avaliação já realizada ao estado dos ecossistemas a nível global, demonstrou que nos últimos 50 anos os humanos modificaram os ecossistemas mais rápida e extensivamente que em qualquer outro período da sua história.

Estas modificações, promovidas pelas profundas alterações de uso e ocupação do solo, produziram e produzem impactes com diferentes efeitos e intensidades nos territórios e, por inerência, nos serviços dos ecossistemas dos quais depende direta ou indiretamente a espécie humana, para além de um elevado número de outras espécies.

Neste quadro, importa, numa sociedade cada vez mais conhecedora dos riscos associados a um desenvolvimento desregrado, encontrar soluções de equilíbrio entre o necessário desenvolvimento socioeconómico e as funções e serviços prestados pelos demais ecossistemas em presença nos territórios.

No que respeita às áreas protegidas - nomeadamente na Europa, onde a propriedade privada é uma constante -, se observarmos aos fatores que podem ser controlados pela espécie humana, essas soluções de equilíbrio passam, forçosamente, pela compatibilização das atividades humanas com os valores, serviços e funções naturais em presença nos territórios.

Para o efeito torna-se necessário, atendendo às restrições impostas aos proprietários ou usufrutuários de terrenos no interior das áreas protegidas e à consequente, na maioria dos casos, inviabilização da rentabilização económica das suas propriedades, criar instrumentos financeiros destinados a compensar a perda de rentabilidade. Estes instrumentos criam, assim, as condições para que seja feita alguma justiça com aqueles que são os verdadeiros guardiões da natureza e da biodiversidade e que, em última análise, prestam um importante serviço no âmbito do bem-estar da população humana.

Assim sendo, o Município de Ponte de Lima, considerando não só o exposto anteriormente como também a experiência decorrente de uma década de gestão da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos (AP) - período em que salvo raríssimas exceções encontrou linhas de financiamento externo com este objetivo -, lança a Iniciativa Conservar com Justiça na expetativa da reunião das condições necessárias que, no seu entender, serão determinantes para uma gestão efetiva do espaço a favor da conservação da natureza e da biodiversidade.

 
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