Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
26 de Março a 06 de Abril
  Oficinas de Páscoa 2018
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:

 
Conservar com Justiça... a favor da natureza e do proprietário

Numa sociedade cada vez mais conhecedora dos riscos associados a um desenvolvimento desregrado, importa encontrar soluções de equilíbrio entre o necessário desenvolvimento socioeconómico e as funções e serviços prestados pelos demais ecossistemas em presença nos territórios.

Para uma gestão efetiva do espaço, maioritariamente privado, a favor da conservação da natureza e da biodiversidade, a Área Protegida lança agora a iniciativa "Conservar com Justiça" - que, pelas restrições impostas aos proprietários e face à inviabilização da rentabilização económica das suas propriedades, pretende criar instrumentos financeiros destinados a compensar monetariamente a sua perda de rentabilidade.

Objetivo
Partindo do pressuposto de que a conservação da natureza e da biodiversidade é uma responsabilidade social e ambiental das empresas e cidadãos, esta iniciativa, visa reunir e aplicar, em ações que promovam a gestão ativa na AP, potenciais donativos de particulares, empresas, entre outros (mecenas), ao abrigo da Lei do Mecenato Ambiental.

Metodologia
A compensação financeira, resultante dos donativos, será atribuída aos proprietários dos terrenos, mediante a celebração de um acordo com o Município, desde que se comprometam a exercer a sua atividade em consonância com o exposto no Plano de Ordenamento da AP.

Será ainda constituída uma Brigada de Intervenção que terá como missão apoiar os proprietários no desenvolvimento das práticas e na execução das ações, exercer a vigilância da AP e determinar o grau de cumprimento das ações previstas nos contratos de arrendamento celebrados.

Divulgação
A divulgação da Iniciativa, do seu estado de desenvolvimento e dos seus mecenas, será efetuado recorrendo à comunicação social, aos sites do Município e da AP e, dependendo do valor do donativo, à galeria de honra do Conservar com Justiça na sede da AP.

 

  Aceda ao:

 
Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo
 
Avisos
Categorias
24 de Janeiro
  Novo mecanismo de indemnização por prejuízos atribuídos ao lobo
18 de Novembro
  Governo prolonga período crítico de incêndios até 23 de novembro
16 de Novembro
  Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola
07 de Novembro
  Governo volta a prorrogar período crítico de incêndios
07 de Novembro
  Proibição de produção e comercialização de plantas de citrinos no interior da zona demarcada
Todos os Avisos
Notícias do Município
Executivo Municipal Visita obras da Nova Etar de Anais, Fornelos e Queijada e Rebordões Souto
publicada em: 16.02.2018

O Executivo Municipal de Ponte de Lima visitou no passado dia 14 de fevereiro as obras de construção da nova Etar, instalada em Rebordões Souto, com área de abrangê

Câmara Municipal de Ponte de Lima celebra Protocolo com a Junta de Freguesia de Calvelo
publicada em: 16.02.2018

Considerando a Educação e a Ação Social como pilares fundamentais do desenvolvimento do concelho, a Câmara Municipal de Ponte de Lima celebrou um Protocolo de Cooperação com a Jun

III Feira 100% Agrolimiano no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima | 17 e 18 de fevereiro
publicada em: 14.02.2018

Mostrar, divulgar e promover o melhor do que se produz no setor agroalimentar em Ponte de Lima, sendo esta uma das áreas que mais se tem desenvolvido no concelho, ao longo dos últimos anos, é o principal ob

Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :