Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Agenda de Eventos
Categorias
26 de Junho a 01 de Setembro
  Oficinas de verão 2017
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:

 
Percurso da Água

Características Gerais:

Distância aproximada: 12,5 km.
Duração aproximada: 6h.
Tipo de percurso: circular de pequena rota.
Grau de dificuldade: média.
Partida/chegada: Centro de Interpretação Ambiental.

Ortofotomapa (PDF | 6 mb) faça aqui o download do mapa do Percurso da Água

percurso_água

posto Posto de Observação  .:.  barra1 Percurso  .:.  barra2 Limite das LBSPA

Descrição:

O percurso mais longo da rede de percursos tem como principais objetivos a compreensão do movimento do principal elemento desta área protegida, a água, na bacia hidrográfica do rio Estorãos, bem como, a interpretação da área das Tapadas do Mimoso e o contacto com a forma de distribuição da ocupação humana na área envolvente à paisagem protegida, bem como, com o património dela resultante.

Partindo do Centro de Interpretação Ambiental rumo à Quinta de Pentieiros e posteriormente à Azenha do rio Estorãos, adaptada para Turismo Rural, pode observar-se as serras de Arga e Cabração (ao fundo), que contribuem para a valorização paisagística do percurso, e em que a última marca o limite Norte da bacia cujas águas são drenadas para o rio Estorãos e assim chegam à área protegida.

Todo este troço evidencia valores patrimoniais históricos, como a casa da Quinta de Pentieiros, agora recuperada para Centro de Acolhimento, a necrópole megalítica à saída da Quinta, aconselhando-se a visita após a criação do aro arqueológico, a ponte, construída no séc. XVI ou XVII, o seu cruzeiro e alminhas, que serviam para proteger os visitantes.

Continuando o percurso, após paragem para desfrutar, por instantes, da bela paisagem ribeirinha valorizada pela zona de lazer fluvial da Azenha de Estorãos, depara-se com uma zona tipicamente agrícola, e posteriormente com a Estátua das Quatro Mãos, descritas em percurso adequado.

Ao chegar à ponte da Freixa, sobre o rio Estorãos, o percurso segue para montante num trilho de pé posto, que acompanha a margem do rio rumo ao passadiço que contorna a lagoa das Tapadas do Mimoso, sistema semelhante ao descrito no percurso I. Estes dois sistemas, constituem as duas maiores massas de águas superficiais de toda a bacia.

O posto de observação desta lagoa, permite desfrutar da paisagem e serenidade características deste espaço e disponibiliza informação, que explica a grande diferença entre as duas lagoas, nomeadamente no que respeita à particular e imponente mancha de vegetação arbórea autóctone, onde se destacam as florestas de amieiros, habitat importantíssimo ao nível da conservação da natureza e as florestas de carvalhos. Todo este espaço é atravessado pelo percurso, que proporciona, em qualquer época do ano, um despertar de inúmeras agradáveis sensações podendo, igualmente ser detetada a presença de inúmeras espécies vegetais e animais.

Fora desta zona, o percurso coincide com o troço final do percurso II e ruma em direção a EN 202 com passagem pelo Solar de Bertiandos, um dos ex-libris do Norte do país, contendo entre outros valores, um marco miliário, uma torre erigida em 1566.

Uma vez na estrada nacional, segue-se junto à reta de Bertiandos, com as serras de Arga e Cabração a Norte e rio Lima a Sul a proporcionarem uma interessante perspetiva do enquadramento da paisagem protegida na bacia hidrográfica do rio Estorãos, que permite compreender o movimento da água desde que entra nesta bacia até que sai, para o rio Lima, através do rio Estorãos e vala do Estado.

Até ao final do percurso, muito próximo do Centro de Interpretação Ambiental, merece especial destaque a Quinta da Lage, onde funciona uma unidade de turismo em espaço rural, fundada no séc. XV, com elementos arquitetónicos do séc. XVIII e vestígios de uso do espaço que remontam ao período romano/medieval.

 
Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo
 
Notícias relacionadas:
Percurso de Plantas Aromáticas e Medicinais na Área Protegida | 19.06.2012
 
 
 
Avisos
Categorias
16 de Maio
  Recomendações de adoção de práticas de utilização racional de água para rega
19 de Abril
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
22 de Março
  Candidaturas ao Pedido Único (PU)
28 de Novembro
  Inspeção Obrigatória dos Pulverizadores para Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
24 de Novembro
  Limpeza de cursos de água
Todos os Avisos
Notícias do Município
2017 ECA Canoe Marathon European Championships faz rumar a Ponte de Lima vinte e três nações
publicada em: 27.06.2017

O Rio Lima e a pista deste acolhem hoje as primeiras provas do campeonato, naquele que é um dos maiores eventos de sempre da modalidade realizado na Europa.

A "Masters European Cup", o campeonato europeu para atletas com mais de 35 anos, (Masters), trás ao Norte de Portugal quase duas centenas e meia de atletas, que, durante os dias de hoje e de amanhã competem pelo título europeu nas categorias de “K1”, “K2”, “C1”e “C2”.

Também a 28 de junho, tem lugar a abertura oficial dos “European Championships”. Às 18h30 em pleno Largo de Camões serão apresentadas as comitivas provenientes da Bélgica, República Checa, Dinamarca, Espanha, Estónia, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Croácia, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Eslovénia, Sérvia, Eslováquia, Suíça, Ucrânia, e Geórgia. Esta cerimónia marca o tiro de partida para o Campeonato que até dia 2 de julho irá contar com atletas em competição em dois tipos de barcos, Canoa (C), C1 e C2  e Kayak (K), K1 e K2 nas vertentes masculina, feminina e Sub-23.

Organizado pelo Município de Ponte de Lima em conjunto com a Federação Portuguesa de Canoagem e Clube Náutico de Ponte de Lima, o Campeonato que promete ficar gravado na memória da modalidade por muitos anos, vai, nas palavras da Associação Europeia de Canoagem (ECA) "ter a maior produção televisiva de sempre", assim como direito a streaming HD no canal de youtube da ECA, para que nenhum momento passe despercebido, neste que é um dos maiores eventos da modalidade de sempre realizado na Europa.

Os horários, as listas de participantes por prova e os resultados do "Masters European Cup" podem ser consultados em http://canoemarathonportugal.com/index.php?page=timetable-and-results

Município de Ponte de Lima apresenta obras em tributo a Cardeal Saraiva ? Comemorações dos 250 anos do Nascimento de Cardeal Saraiva
publicada em: 27.06.2017

O livro "Cardeal Saraiva: documentos raros e dispersos" congrega escritos inéditos reveladores da excecional qualidade intelectual de uma das mais proeminentes personalidades da história religiosa, política e cultural do Portugal oitocentista, compilados por ocasião das celebrações dos 250 anos de nascimento do monge beneditino.

"Trata-se de uma compilação de cartas inéditas", aludiu o Dr. João Abreu Lima, na apresentação da obra, apresentando resumidamente cada uma das cartas do livro e algumas passagens presentes na obra.

Ao lançamento da mais recente aposta literária do Município de Ponte de Lima, seguiu-se a apresentação do segundo número da revista cultural "Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro", cuja edição se dedica integralmente à reprodução das comunicações proferidas nas conferências de tributo a Frei Francisco de São Luís (1766-1845), que decorreram de maio de 2016 a janeiro de 2017. A apresentação desta publicação coube à historiadora Alexandra Esteves, que reconheceu o papel da autarquia em promover esta homenagem, preservando uma figura tão proeminente da história nacional e limiana, sendo "fundamental incentivar um novo conhecimento de Ponte de Lima e da região".

No âmbito das ações comemorativos dos 250 anos do nascimento de Cardeal Saraiva foi ainda realizado por dois jovens limianos, Pedro Ramos Ferreira e Vítor Hugo Silva, um documentário que conta com as participações dos conferencistas envolvidos no ciclo de palestras consagrado à insigne figura ponte-limense. Durante a cerimónia de tributo a Cardeal Saraiva foi exibido um pequeno excerto do documentário, que está disponível no site do Município de Ponte de Lima, e vai ser distribuído pelas Bibliotecas escolares do concelho.

Ambos os oradores louvaram a autarquia pela iniciativa e pela oportunidade de deixarem o seu testemunho sobre a vida, a obra e a história de Cardeal Saraiva. Obras estas que no futuro servirão de um bom suporte de conteúdo para quem quiser saber mais sobre Cardeal Saraiva.

Vários momentos musicais completaram a sessão, com um dueto, na voz Helena Fernandes acompanhada ao piano de Paulo Vatayan. Helena Fernandes foi finalista em dois programas de televisão na área da música. Paulo Vatayan, professor laureado no Prémio Helena Sá e Costa (1994) e no Concurso de Piano da Covilhã (1998).

Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes, este foi "mais um dia histórico para Ponte de Lima. É com satisfação que cumprimos este objetivo de recordar e dar a conhecer esta figura impar da nossa história".

Campeonato da Europa de Maratonas de Canoagem em Ponte de Lima com recorde de participações | Novo Formato de Prova, "Short Race Format" estreia neste evento | 28 de junho a 2 de julho
publicada em: 26.06.2017

Está confirmado o Campeonato da Europa de Maratonas de Canoagem a realizar no Rio Lima, em Ponte de Lima de 28 de junho a 2 de julho, este conta com a maior representação de sempre, 23 países já confirmados e mais de 400 atletas.

A abertura oficial da competição está marcada para quarta-feira, 28 de junho, às 18h30 em pleno Largo de Camões tendo como cenário o Rio Lima, pista que vai acolher os 400 atletas provenientes dos seguintes países: Bélgica, República Checa, Dinamarca, Espanha, Estónia, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Croácia, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Eslovénia, Sérvia, Eslováquia, Suíça, Ucrânia, Geórgia, estando pendente a confirmação da participação da Lituânia e Roménia. 

Sob a chancela da ECA (European Canoe Association), esta competição é uma co-organização da Federação Portuguesa de Canoagem, do Município de Ponte de Lima e do Clube Náutico de Ponte de Lima (CNPL).

O Município de Ponte de Lima disponibilizou meios humanos, técnicos e financeiros dinamizando uma logística ímpar para acolher este evento desportivo, consolidando uma atividade desportiva que tantos êxitos tem trazido para Portugal e projetado Ponte de Lima no Ranking nacional e mundial. Tudo isto graças à Escola de Campeões que o CNPL dispõe.

Ponte de Lima reúne todo um conjunto de condições excelentes a nível de infraestruturas, que realçam o potencial existente em termos de condições naturais, decorrentes do investimento do Município de Ponte de Lima, para a realização eventos deste género. As condições aliadas a uma vasta experiência no acolhimento e organização de eventos de grande dimensão, justificam a aposta em grandes eventos mundiais, na região.

Este evento vai dividir-se numa série de provas, mediante escalões, e categorias.

As categorias de "K1 Men", "K1 Women", "C1 Men", "C1 Women", "K2 Men", "C2 Men" e "K2 Women" são o mote do "Masters European Cup", o campeonato europeu para atletas com mais de 35 anos, (Masters), a iniciar-se no próximo dia 27 de Junho.

Quanto aos "European Championships" propriamente ditos, as categorias de "Men K1, K2, C1,C2", "Women  K1, K2, C1", Sub-23 tanto no masculino (K1,C1) como no feminino (K1), e Junior: "Men K1, K2, C1, C2" e "Women K1,K2,C1", vão compor o conjunto de provas de "Long Distance" que se iniciam oficialmente no dia 29 de Junho. Mas a novidade do evento passa pelo novo formato de prova, a estrear neste campeonato em Ponte de Lima, a "Short Race", que vai contar com as categorias de "Men" e "Woman" em K1 e C1.

Esta competição poderá ser um teste de antevisão, face à escolha do Comité de Maratona da Federação Internacional. Isto, após esta Federação ter escolhido Ponte de Lima para acolher o Campeonato da Europa de Maratona, este poderá ainda vir a ser palco da realização de uma Taça e um Campeonato do Mundo desta modalidade. Neste contexto o Município tem já submetidas duas candidaturas para a realização da Taça do Mundo de Maratona em 2019 e para o Campeonato do Mundo de Maratona, em 2021.

Acompanhe o programa http://canoemarathonportugal.com.

Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :