Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
26 de Março a 06 de Abril
  Oficinas de Páscoa 2018
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:

 
Percurso das Tapadas

Características Gerais:

Distância aproximada: 3 km.
Duração aproximada: 1h30min.
Tipo de percurso: circular de pequena rota.
Grau de dificuldade: baixo.
Partida/chegada: junto ao campo de futebol de Bertiandos.

Ortofotomapa (PDF | 4 mb) faça aqui o download do mapa do Percurso das Tapadas

percurso_tapadas

posto Posto de Observação  .:.  barra1 Percurso  .:.  barra2 Limite das LBSPA

Descrição:

O percurso com início e fim junto à freguesia de Bertiandos tem como principal objetivo, a interpretação das zonas das tapadas e valores a elas associadas. As tapadas, onde predominam as atividades humanas, como a pecuária e a silvicultura, são caraterizadas pela existência de bosquetes em expansão, de árvores autóctones, áreas de pastagem naturais, normalmente limitadas por sebes de folhosas, com a principal finalidade da compartimentação, permitindo ainda limitar o acesso do gado às propriedades vizinhas e constituindo uma importante fonte de lenha com utilização para o aquecimento térmico das habitações e da água.

O primeiro motivo de interesse deste percurso é a ponte da Veiga sobre o ribeiro de Leira Longa, um elemento arquitetónico construído durante o séc. XVI ou XVII, marcando o limite Sul do lugar de Entre Rios, limitado a Norte pelo ribeiro de Fujacos. A caminhada até ao passadiço segue junto ao ribeiro de Leira longa e termina junto ao ribeiro de Fujacos, com uma grande alternância de espaços abertos e fechados que abrem cenários sucessivos, criando um efeito de surpresa e contraste típico desta unidade de paisagem.

É possível contemplar, ou escutar o canto de chapins (Parus sp), felosas (Phylloscopus sp), piscos-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), carriças (Troglodytes troglodytes), toutinegras (Sylvia sp), gaios (Garrulus glandarius), entre outras e verificar a presença de mamíferos como o javali (Sus scrofa), o corço (Capreolus capreolus), a raposa (Vulpes vulpes), através de vestígios deixados durante as suas deslocações noturnas, para além das mais variadas espécies de flora existentes.

O posto de observação situado no passadiço, proporciona uma perspetiva do lago temporário (em frente), disponibilizando em paralelo, informação sobre o mesmo. Os motivos de interesse até à Estrada Municipal, para além dos descritos anteriormente, são o rio Estorãos, o Centro de Interpretação Ambiental e a Lagoa de S. Pedro de Arcos, motivos cuja descrição sumária é feita de forma oportuna ao longo deste guia.

Uma vez na EM poderá observar (em época própria), um belo tapete de roseiras-bravas (Rosa canina), imediatamente antes de nova passagem pelo rio Estorãos. Daqui segue-se através de uma bela alameda de amieiros, salgueiros, carvalhos, entre outras espécies, que termina junto ao final do percurso, onde ainda poderá observar o moinho de água, em ruínas, conhecido por moinho de Matias.

 
Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo
 
Notícias relacionadas:
Percurso de Plantas Aromáticas e Medicinais na Área Protegida | 19.06.2012
 
 
 
Avisos
Categorias
24 de Janeiro
  Novo mecanismo de indemnização por prejuízos atribuídos ao lobo
18 de Novembro
  Governo prolonga período crítico de incêndios até 23 de novembro
16 de Novembro
  Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola
07 de Novembro
  Governo volta a prorrogar período crítico de incêndios
07 de Novembro
  Proibição de produção e comercialização de plantas de citrinos no interior da zona demarcada
Todos os Avisos
Notícias do Município
Feira 100% Agrolimiano Potencia os Produtos Endógenos - Ponte de Lima recebeu milhares de visitantes
publicada em: 22.02.2018

Mostrar, divulgar e promover o melhor do que se produz no setor agroalimentar em Ponte de Lima, foi o principal objetivo da III Feira 100% Agrolimiano, que decorreu no passado fim-de-semana no Pavil

Exposição evocativa dos 100 anos da morte de António Feijó
publicada em: 22.02.2018

A Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, em parceria com o Município de Ponte de Lima, organiza uma exposição de homenagem ao poeta-diplomata ponte-limense, c

IV Expo Saúde Social em Ponte de Lima | 24 e 25 de Fevereiro 2018
publicada em: 22.02.2018

Considerando a importância de promover um estilo de vida saudável, dirigido a toda a comunidade, o Município de Ponte de Lima realiza no próximo fim-de-semana a IV Expo Saúde Social.

A d

Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :