Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Agenda de Eventos
Categorias
26 de Junho a 01 de Setembro
  Oficinas de verão 2017
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:

 
Percurso das Tapadas

Características Gerais:

Distância aproximada: 3 km.
Duração aproximada: 1h30min.
Tipo de percurso: circular de pequena rota.
Grau de dificuldade: baixo.
Partida/chegada: junto ao campo de futebol de Bertiandos.

Ortofotomapa (PDF | 4 mb) faça aqui o download do mapa do Percurso das Tapadas

percurso_tapadas

posto Posto de Observação  .:.  barra1 Percurso  .:.  barra2 Limite das LBSPA

Descrição:

O percurso com início e fim junto à freguesia de Bertiandos tem como principal objetivo, a interpretação das zonas das tapadas e valores a elas associadas. As tapadas, onde predominam as atividades humanas, como a pecuária e a silvicultura, são caraterizadas pela existência de bosquetes em expansão, de árvores autóctones, áreas de pastagem naturais, normalmente limitadas por sebes de folhosas, com a principal finalidade da compartimentação, permitindo ainda limitar o acesso do gado às propriedades vizinhas e constituindo uma importante fonte de lenha com utilização para o aquecimento térmico das habitações e da água.

O primeiro motivo de interesse deste percurso é a ponte da Veiga sobre o ribeiro de Leira Longa, um elemento arquitetónico construído durante o séc. XVI ou XVII, marcando o limite Sul do lugar de Entre Rios, limitado a Norte pelo ribeiro de Fujacos. A caminhada até ao passadiço segue junto ao ribeiro de Leira longa e termina junto ao ribeiro de Fujacos, com uma grande alternância de espaços abertos e fechados que abrem cenários sucessivos, criando um efeito de surpresa e contraste típico desta unidade de paisagem.

É possível contemplar, ou escutar o canto de chapins (Parus sp), felosas (Phylloscopus sp), piscos-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), carriças (Troglodytes troglodytes), toutinegras (Sylvia sp), gaios (Garrulus glandarius), entre outras e verificar a presença de mamíferos como o javali (Sus scrofa), o corço (Capreolus capreolus), a raposa (Vulpes vulpes), através de vestígios deixados durante as suas deslocações noturnas, para além das mais variadas espécies de flora existentes.

O posto de observação situado no passadiço, proporciona uma perspetiva do lago temporário (em frente), disponibilizando em paralelo, informação sobre o mesmo. Os motivos de interesse até à Estrada Municipal, para além dos descritos anteriormente, são o rio Estorãos, o Centro de Interpretação Ambiental e a Lagoa de S. Pedro de Arcos, motivos cuja descrição sumária é feita de forma oportuna ao longo deste guia.

Uma vez na EM poderá observar (em época própria), um belo tapete de roseiras-bravas (Rosa canina), imediatamente antes de nova passagem pelo rio Estorãos. Daqui segue-se através de uma bela alameda de amieiros, salgueiros, carvalhos, entre outras espécies, que termina junto ao final do percurso, onde ainda poderá observar o moinho de água, em ruínas, conhecido por moinho de Matias.

 
Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo
 
Notícias relacionadas:
Percurso de Plantas Aromáticas e Medicinais na Área Protegida | 19.06.2012
 
 
 
Avisos
Categorias
16 de Maio
  Recomendações de adoção de práticas de utilização racional de água para rega
19 de Abril
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
22 de Março
  Candidaturas ao Pedido Único (PU)
28 de Novembro
  Inspeção Obrigatória dos Pulverizadores para Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
24 de Novembro
  Limpeza de cursos de água
Todos os Avisos
Notícias do Município
Executivo Municipal visita e celebra protocolo com a Junta de freguesia de Cabaços e Fojo Lobal
publicada em: 17.08.2017

O Presidente da Alcateia da Nó, Manuel Silva, agradeceu à autarquia o apoio e a celebração deste protocolo, considerando que esta “infraestrutura será uma alavanca para a realização das ações desta Associação”.

A celebração do Protocolo aconteceu em dia de festa para a freguesia de Fojo Lobal, que celebrava as bodas de ouro do Padre Filipe da Cruz Araújo, “figura destacada do concelho” realçou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes.

A data foi assinalada com a inauguração de uma imagem de S. Salvador – Padroeiro da Freguesia.

Aproveitando a presença do Executivo Municipal, a Junta de freguesia procedeu ainda à inauguração do Parque de estacionamento edificado junto à Capela Mortuária de Fojo Lobal, cuja obra teve um custo total de 47.000€, tendo sido comparticipada pela Câmara Municipal de Ponte de Lima através de uma verba no valor de 20.000€.

O Presidente da Junta de Freguesia de Cabaços e Fojo Lobal, Manuel Barros afirmou que “este é um dia de festa para a freguesia, tanto pela obra que hoje inauguramos, e pelo Protocolo que celebramos com a Câmara Municipal”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, reconheceu o trabalho que a Junta de Freguesia tem desenvolvido, realçando que o apoio da Câmara Municipal se enquadra na “valorização e preservação do património cultural que temos promovido por todo o concelho”.

Requalificação da Área de Lazer do Parque de S. Simão em Vitorino dos Piães
publicada em: 17.08.2017

A requalificação daquele espaço permite o acesso à capela de Nossa Senhora de Lurdes, e era uma “obra iniciada há 10 anos e só agora foi possível concluir”, confirmou visivelmente satisfeito o Presidente da Junta de Freguesia de Navió e Vitorino dos Piães, Francisco Cunha.

Esta intervenção enquadra-se na estratégia municipal de requalificação e beneficiação de espaços públicos com valor patrimonial que se identifique com a população local.

“Este é um projeto da junta de freguesia que o Município de Ponte de Lima apoiou técnica e financeiramente”, disse o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Victor Mendes. O autarca realçou que desta forma “estamos a ajudar a reabilitar e apoiar a preservação do nosso património, seja cultural ou religioso.”

A intervenção inclui a construção de um escadório de acesso à Capela de Nossa Senhora de Lurdes e a requalificação da rede viária envolvente à Zona de Lazer do Parque de S. Simão, tendo a Câmara Municipal comparticipado com 50%, e o restante foi assegurado pela população e Junta de Freguesia.

Delfim Junior & Império Show ? I Jogos Equestres de Ponte Lima
publicada em: 16.08.2017

O espetáculo está marcado para as 22h30, no recinto da Expolima, num concerto de carácter gratuito, tal como os restantes desta primeira edição dos Jogos Equestres.

A 18 de agosto a animação musical fica a cargo de 300 and Friends, novamente pelas 22h30. Artis Show fecha o último destes quatro dias de eventos, pelas 23h30, depois de diversas demonstrações equestres.

O evento organizado pelo Município de Ponte de Lima em parceria com o Centro Equestre Vale do Lima é mais uma das formas de valorizar o potencial endógeno intrínseco à região com fortes raízes equestres, potenciando a divulgação deste desporto num base regional, nacional e transfronteiriça.

Consulte:

Programa Jogos Equestres

Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :