Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
26 de Março a 06 de Abril
  Oficinas de Páscoa 2018
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:

 
Rota do Cruzeiro

Características Gerais:

Distância aproximada: 7,2 km.
Duração aproximada: 3h45 min.
Tipo de percurso: circular de pequena rota.
Grau de dificuldade: baixo.
Partida/chegada: Centro de Interpretação Ambiental.

Ortofotomapa (PDF | 5 mb) faça aqui o download do mapa da Rota do Cruzeiro

cruzeiro

barra1 Rota  .:.  barra2 Limite das LBSPA


Descrição: 

Partindo do Centro de lnterpretacão seguimos para Sudoeste em direção à Casa da Laje. Fundado no séc. XV, o "Prazo Velho da Laje, ou de S João d'Arga" pertenceu à família Sousa Machado e posteriormente aos Costa Azevedo. O Solar é constituído por um corpo central entre duas torres, com elementos arquitetónicos do século XVIII. A ocupação do espaço é no entanto anterior, pois nestes terrenos existem vestígios de tégulas (do período Romano/Medieval).

Do cruzamento subimos até ao centro de S Pedro de Arcos onde podemos apreciar a beleza da Igreja paroquial onde predominam os elementos do séc. XVII e XVIII. No adro, duas tampas de sepulturas medievais corroboram a existência de um templo medieval, provavelmente no local da atual igreja, que também possui vestígios de arte românica. Ao lado o cruzeiro, um dos mais belos do reinado de D. João V [r 1706-1750], por possuir um fuste "torso, salomónico, no meio do qual se esculpiu a imagem de Nossa Senhora" coroada.

Atravessamos a estrada e estamos no calvário que dá acesso à capela de S. Sebastião [séc XVII]. Muito próximo do cruzamento está a escola primária, reformulada em 1972 mas com um exemplar alpendre do início da primeira República.

Regressando ao cruzamento seguimos na direção oposta à escola até à Capela da Sr.ª das Necessidades, capela do século XVIII, com dois nichos. O que está no adro possui no Interior uma imagem da Santa inserida numa moldura de pedra com vestígios de pintura na parte inferior, levando-nos a supor que terá funcionado como alminhas. Na fachada lê-se a seguinte inscrição MAN DOU FAZER O LDO [licenciado] ANTONIO DA COSTA FAMORIM.... Em frente à capela está o segundo nicho com o Sr. dos Passos.

Daqui vamos a Fontão seguindo as placas que assinalam o trajeto correto. Chegados à aldeia encontramos a Quinta da Casa Grande para seguirmos pela esquerda até à capela de Nª Sr.ª dos Remédios. Daqui também se avista a igreja paroquial cuja fachada está virada para o cruzeiro (séc XVIII). Este possui um fuste canelada, e tal como o de S. Pedro de Arcos, tem uma N.ª Sra. Coroada ao centro. Remata num capitel compósito encimado por uma cruz.

A rota leva-nos em direção a S. Cristóvão, passando pela Casa de Fontão, no lugar de Carvalhal, onde funciona atualmente uma unidade de turismo de habitação. Por este caminho podemos ainda admirar alguns elementos arquitetónicos do séc. XVIII, nomeadamente no portão principal de um edifício em ruínas, onde uma cruz de pedra se encontra em cima de um plinto aletado e posteriormente envolvida por um painel de argamassa.

Subimos ao monte de S. Cristóvão onde foi ereta no séc. XVII/XVIII uma capela consagrada ao mesmo santo. No monte encontram-se vestígios arqueológicos que Indicam uma ocupação da época medieval. Voltamos ao ponto inicial do percurso descendo o monte até ao cruzamento, voltamos à esquerda para de novo avistarmos a casa da Lage e dai regressarmos ao Centro de Interpretação.

 
Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo
 
Notícias relacionadas:
Percurso de Plantas Aromáticas e Medicinais na Área Protegida | 19.06.2012
 
 
 
Avisos
Categorias
24 de Janeiro
  Novo mecanismo de indemnização por prejuízos atribuídos ao lobo
18 de Novembro
  Governo prolonga período crítico de incêndios até 23 de novembro
16 de Novembro
  Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola
07 de Novembro
  Governo volta a prorrogar período crítico de incêndios
07 de Novembro
  Proibição de produção e comercialização de plantas de citrinos no interior da zona demarcada
Todos os Avisos
Notícias do Município
Feira 100% Agrolimiano Potencia os Produtos Endógenos - Ponte de Lima recebeu milhares de visitantes
publicada em: 22.02.2018

Mostrar, divulgar e promover o melhor do que se produz no setor agroalimentar em Ponte de Lima, foi o principal objetivo da III Feira 100% Agrolimiano, que decorreu no passado fim-de-semana no Pavil

Exposição evocativa dos 100 anos da morte de António Feijó
publicada em: 22.02.2018

A Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, em parceria com o Município de Ponte de Lima, organiza uma exposição de homenagem ao poeta-diplomata ponte-limense, c

IV Expo Saúde Social em Ponte de Lima | 24 e 25 de Fevereiro 2018
publicada em: 22.02.2018

Considerando a importância de promover um estilo de vida saudável, dirigido a toda a comunidade, o Município de Ponte de Lima realiza no próximo fim-de-semana a IV Expo Saúde Social.

A d

Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :