01 de Dezembro a 31 de Dezembro

Educação| 29 de Novembro de 2017

Programa de Apoio aos 'Espaços Ciência Divertida de Ponte de Lima'

Técnicos Responsáveis: Filipa Velho, Sandra Pereira e Válter Silva

Estimular o gosto pelas ciências, aprender através da prática e promover a consciência ambiental são os pilares que sustentam o projeto “Ciência Divertida”.

Após a passagem de testemunho das turmas responsáveis pelos Espaços Ciência Divertida nos últimos quatro anos, em junho, o projeto volta a arrancar. Agora, com a diferença de cada turma responsável monitorizar o seu Espaço durante um ano letivo, passando novamente o testemunho.

Ao longo do mês de outubro foram realizadas as primeiras visitas aos 12 Espaços Ciência Divertida de Ponte de Lima e respetivas apresentações da turma, professor(a) e técnico do Serviço Área Protegida que irá dinamizar o projeto em cada instituição.

As turmas envolvidas preparam-se ainda para mais um Workshop Infantil de Ciência, que segue, para a sua 4ª edição:

Agrupamento de Escolas António Feijó:

EB1 Ponte de Lima: Profª Margarida Fernandes (2ºano)
 EB1 Ribeira: Prof. José Parra (1º ano)
 EB1 Feitosa: Profª Rosa Leão (1º ano)
 EB1 Trovela: Profª Olga Alves (3º ano)
 EB1 S. Martinho da Gandra: Profª Catarina Azevedo (3º ano)

Agrupamento de Escolas de Arcozelo:

EB1 Arcozelo: Profª Manuela Fernandes (1º ano)
 EB1 Refoios: Prof. Rafael Machado (2ºano)
 EB1 Lagoas: Educadora Emília Carvalho e Educadora Ana Gama (Jardim-de-infância)

Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima:

EB1 Facha: Profª Lúcia Iglésias (4º ano)
 EB1 Correlhã: Profª Manuela Pereira e Patrícia Alves (3º ano)

Agrupamento de Escolas de Freixo:

EB1 Freixo: Profª Sandra Lima (2º ano)
 EB1 Vitorino de Piães: Profª Ester Pereira (1º ano)

Este ano, os pequenos cientistas levarão para casa o ‘Diário de Cientista’ para que o gosto pela ciência e a consciência ecológica sejam cultivados também pelas suas famílias.

Espera-se um ano letivo repleto de aprendizagens! Depois das primeiras apresentações do mês de outubro, é tempo de arregaçar as mangas e dar início às atividades práticas, planeadas de acordo com o nível de escolaridade que frequentam, sobre os temas disponíveis nestes Espaços: Água, Corpo Humano, Geologia, Sistema Solar ou a Biodiversidade.

Aqui ficam alguns registos fotográficos das sessões do mês de novembro, nos diferentes Espaços Ciência Divertida.