01 de Dezembro a 31 de Dezembro

Educação| 27 de Novembro de 2017

Técnico Responsável: Francisco Lourenço Correia

Entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro realizou-se a 2.ª sessão da Área de Projeto, sob o tema - FLORESTA - integrada no Serviço Educativo da Área Protegida.

Nesta sessão as turmas do Ensino Básico participantes no projeto (Correlhã, Refoios, Ribeira e Freixo), deslocaram-se à Área Protegida onde tiveram a oportunidade de caminhar ao longo do deslumbrante Percurso I, o percurso da Lagoa.

Durante a “excursão” pelo espaço foram abordados assuntos relacionados com o tema objeto de estudo e proporcionada oportunidade para o contacto direto com pormenores relacionados!

Falou-se sobre o que é uma Área Protegida e uma Zona Húmida de Importância Internacional. Abordaram-se ainda temas como a fauna e a flora da AP e alguns cuidados a ter durante uma visita na AP.

Foi uma visita muito simples mas deu para ver algumas aves aquáticas (marrequinhas, patos reais, garça real), identificamos algumas árvores (carvalho, castanheiro, amieiro, freixo, pinheiro, eucalipto) e abordamos a problemática dos eucaliptos nos fogos florestais e sobre a necessidade de optarmos por árvores autóctones.

Mais notícias da categoria: Educação
Serviço Educativo - Ciência Divertida | 29.11.2017
Serviço Educativo - Mundo Rural - 2 | 28.11.2017
Serviço Educativo - Mundo Rural - 1 | 22.11.2017
Magusto Tradicional Quinta Pedagógica de Pentieiros | 16.11.2017
Serviço Educativo - A Biodiversidade das Zonas Húmidas | 16.11.2017

03 de Outubro
ULSAM promove recolha de sangue em Ponte de Lima
publicada em: 12.12.2017

O Serviço de Imunohemoterapia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE (ULSAM), promove sexta-feira, dia 22 de dezembro, uma campanha de recolha de sangue. A ação acontece na Unidade Local de Saúde de Ponte de Lima, a partir das 9h30, e visa garantir à ULSAM e a todos os residentes no distrito de Viana do Castelo o apoio e a auto suficiência em transfusões.

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 quilos e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.

A ULSAM promove estas ações por todo o distrito ao longo do ano, o que tem permitido um stock de sangue suficiente para as necessidades dos utentes do distrito.

Consulte:

Folheto informativo

Conselhos gerais

VII Festival do Bacalhau e Doçaria (mel e sidra) | Abertura, dia 8 de dezembro | Pavilhão de Feiras e Exposições ? Ponte de Lima
publicada em: 07.12.2017

Considerada como uma das iguarias mais apreciadas e procuradas da gastronomia limiana, o Município de Ponte de Lima organiza mais uma edição do certame dedicado ao bacalhau, por forma e dinamizar e impulsionar um dos elementos chave da cozinha tradicional da região. Seja na forma de petisco ou numa elaborada refeição, o bacalhau é rei e senhor nas mesas de todos os limianos.

Presença obrigatória nas famosas tasquinhas d’outrora da feira quinzenal é ainda hoje um dos produtos mais procurados e mais comercializados da ‘Feira de Ponte’, por todos aqueles que a ela se dirigem para feirar.

Chegada a época natalícia, o VII Festival do Bacalhau e Doçaria (mel e sidra), ganha maior destaque pela elevada procura por parte do público e, como consequência, pela cada vez maior oferta por parte dos comerciantes. Quem visitar o festival pode ainda encontrar mel, sidra, licores, chocolates, bolos e outras especialidades tipicamente limianas e que bem representam a riqueza da gastronomia da região.

O VII Festival do Bacalhau e Doçaria (mel e sidra) dá as boas vindas a dezembro e antecipa o Natal, com muita animação e sabor desde showcookings, provas de degustação, música popular e fados de Coimbra. Destaque para a apresentação, na sexta-feira, dia 08, da peça de artesanato “Vaquinha Minhota” e do lançamento do conto infantil “Rosália, a Princesa do Lima”, da autoria da artesã limiana, Nélia Saraiva. No dia 09, sábado, destaque para a primeira edição do ‘Concurso do Bolo Rei de Ponte de Lima’ e para o desfile “Há Moda em Ponte de Lima”, pela Associação Empresarial de Ponte de Lima. No dia 10, domingo e último dia do festival, o destaque vai para as provas de degustação, nomeadamente de Sidra, produto em franco crescimento em Ponte de Lima.

O Festival do Bacalhau e Doçaria (Mel e Sidra) realiza-se de 08 a 10 de dezembro, no Pavilhão de Feiras e Exposições da Expolima, em Ponte de Lima, e é um evento a não perder, destinado a toda a família.

A 7.ª edição do Festival do Bacalhau abre ao público esta sexta-feira, às 15 horas, antecedendo a inauguração oficial, agendada para as 18 horas.

Município de Ponte de Lima inicia IV Curso Básico de Internet para adultos
publicada em: 07.12.2017

Dado o crescente número de inscrições de munícipes nos cursos de iniciação à Internet, o Município de Ponte de Lima, através do Serviço de Infoliteracia, volta a apostar na dinamização de sessões informáticas para adultos.

Nestas sessões os formandos adquirirão um conjunto de conhecimentos indispensáveis para a utilização do computador e para o acesso à internet, que lhes facultará uma maior autonomia para lidar com as tecnologias de informação e comunicação.

Tal como as edições anteriores, esta iniciativa formativa é disponibilizada de forma totalmente gratuita e decorrerá no Espaço Internet durante todo o mês de dezembro (dias 4, 5, 6, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27 e 28), das 9h30 às 11h30.

Os inscritos nesta nova edição do “Curso Básico de Internet” têm idades compreendidas entre os 38 e os 81 anos.

Para mais esclarecimentos ou informações contacte a Biblioteca Municipal através do telefone 258900411, via correio eletrónico - biblioteca@cm-pontedelima.pt -, ou presencialmente no Balcão de Atendimento.