01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro
  Oficinas de Páscoa 2018

Ambiente| 20 de Outubro de 2017

Técnico Responsável: Francisco Lourenço Correia

A Área de Projeto “Floresta”, integrada no Serviço Educativo da Área Protegida 2017/2018, teve início no passado dia 09 de outubro com a visita das crianças das escolas envolvidas à Quinta Pedagógica da Quinta de Pentieiros.

Sendo o tema do estudo, Floresta, os grupos foram ainda convidados a circular pela periferia da Quinta de Pentieiros onde a floresta está presente nas suas variadas formas.

Sendo que os alunos provêm de áreas rurais não é de estranhar que, muito do que existe, não constitua grande novidade nem motivo de atratividade ou anormal euforia.

No entanto, principalmente para aqueles que visitaram pela primeira vez a Quinta Pedagógica, há sempre um relinchar dum cavalo que atrai, o cacarejar duma galinha que desafia, o aproximar dum cabritinho que os faz parar ou o grunhir do porco que lhes pede bolotas.

Ninguém desdenha o Burro “Simão” nem deixa de se agachar junto dos porquinhos da Índia. Todos correm nos espaços verdes e se amontoam para entrar no pequeno espigueiro que lhes surge no caminho. Enfim, parar junto à vedação do lago para chamar os cisnes e os patos, vislumbrar as tartarugas e espreitar a casa das abelhas é rotina obrigatória e todos os meninos fazem questão de cumprir para satisfação e orgulho de quem os acompanha nesta missão.

Durante a incursão pelos espaços florestais foram abordados assuntos relacionados com o tema objeto de estudo e proporcionada oportunidade para o contacto direto com pormenores relacionados que iam surgindo, como o simples bugalho, a bolota, a cortiça ou a pinha brava aberta a deixar cair o penisco!

As visitas terminaram com uma pequena introdução ao que será a próxima sessão de trabalho que se prevê que ocorra já em ambiente caraterístico, ou seja, no Parque Florestal da Quinta de Pentieiros.

Participam neste projeto turmas das Escolas Básicas da Correlhã, de Refoios, da Ribeira e Freixo.