01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro

Arranque do Serviço Educativo 2017/2018
Ambiente| 09 de Outubro de 2017
Arranque do Serviço Educativo 2017/2018
Programa de Apoio às Áreas Projeto, a proposta de ação do Serviço Educativo que melhor reflete o potencial pedagógico da Área Protegida, teve início no passado dia 08 de outubro terminando em maio de 2018. Durante este período a Área Protegida e a Quinta de Pentieiros irão receber, mensalmente, as cerca de 600 crianças, provenientes de 12 instituições de ensino do concelho, que trabalharão os temas: ‘A Biodiversidade das Zonas Húmidas', ‘Floresta', ‘Mundo Rural'.

Com o intuito de garantir o envolvimento das várias comunidades educativas alvo do Programa de Apoio às Áreas Projeto, as crianças serão convidadas a desenvolver trabalhos, com as suas famílias, que, no final do ano letivo, integrarão uma exposição, no Centro de Interpretação Ambiental.

O Serviço Educativo 2017/2018 pressupõe ainda o apoio da mensal do Serviço Área Protegida às 12 turmas, cerca de 250 crianças, responsáveis pela dinamização dos Espaços Ciência Divertida de Ponte de Lima. Ao longo do ano letivo, estas crianças serão envolvidas no planeamento e preparação de mais uma grande festa ligada à Ciência, o IV Workshop Infantil de Ciência, que será realizado em 2018.

Para o presente ano letivo foram ainda submetidas e aprovadas quatro candidaturas ao Programa de Apoio aos Projetos Escolares, que irão envolver mais de 430 crianças de 2 instituições de ensino do concelho em torno de projetos associados a temáticas ambientais e/ou ao espaço rural.

O programa de apoio às Áreas Projeto e Projetos Escolares será encerrado com o ‘XII Acampamento Natureza e Mundo Rural', a realizar no primeiro fim-de-semana de junho, na Quinta de Pentieiros.

Para finalizar realçam-se, ainda ano âmbito do Serviço Educativo da Área Protegida, a organização e concretização da IV Edição do Festival de Jardins Escolinhas, onde se prevê a participação de 11 turmas das escolas do concelho, bem como o apoio que, anualmente, é prestado, a título gratuito, aos utentes de instituições de acolhimento a seniores e a pessoas portadoras de deficiência nos projetos ‘Horta para Todos' e ‘Hipoterapia', que decorrem na Quinta de Pentieiros.