01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro

Ambiente| 05 de Abril de 2017
Serviço Educativo - Usos e Funções das Plantas Aromáticas e Medicinais

Técnica Responsável: Adélia Lima Araújo

No mês de março as turmas aderentes à Área Projeto “Usos e funções das Plantas Aromáticas e Medicinais” foram convidadas a visitar um espaço de excelência do ensino profissional ligado ao mundo rural: A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima.

Os pequenos estudantes ficaram a conhecer os diferentes núcleos de produção e ensino inseridos na Quinta do Cruzeiro: a adega, onde se produz o vinho “Vinhas do Cruzeiro”, com produção e rotulagem própria; a vacaria e o sistema de produção leiteira, controlado informaticamente, assim como a forma de limpeza e higienização das instalações e a disponibilização de alimento; o parque de máquinas, apetrechado com as mais diversas alfaias agrícolas, algumas das quais altamente sofisticadas; a pocilga, com os porcos de raça bísara e a maternidade onde nascem os pequenos bácoros e ali ficam algum tempo até se tornarem leitões; o galinheiro com as suas raças de galinhas portuguesas.

No final, ainda houve tempo para uma visita às estufas onde as crianças tomaram conhecimento das diferentes culturas ali praticadas, tais como o tomate, feijão e pimento padrão e as formas de controle de pragas e polinização natural, através do abelhão. Ao ar livre viram as plantações de vinha e os campos de feno, que mais tarde darão origem aos fardos para consumo animal.

Todos os meninos e meninas foram presenteados com um pequeno vaso de salsa, cortesia da escola visitada.

A Área Protegida agradece à direção da Escola Profissional de Agricultura na pessoa do Professor Amâncio Cerqueira e a todos os professores que se disponibilizaram, amavelmente, para acompanharem os grupos nas visitas.

Participaram nesta sessão as turmas da EB de Freixo, EB de Refoios e da EB da Correlhã.

Galeria de imagens:

Usos e Funções das Plantas Aromáticas e Medicinais - março 2017