Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Ambiente
Educação
Serviços
Turismo
Alojamento
Percursos e Rotas
Atividades
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Abril a 30 de Abril
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
03 de Junho a 04 de Junho
  XI Acampamento Natureza e Mundo Rural
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:



Serviço Educativo - Usos e Funções das Plantas Aromáticas e Medicinais
Educação| 05 de Abril de 2017
Serviço Educativo - Usos e Funções das Plantas Aromáticas e Medicinais
Serviço Educativo - Usos e Funções das Plantas Aromáticas e Medicinais

Técnica Responsável: Adélia Lima Araújo

No mês de março as turmas aderentes à Área Projeto “Usos e funções das Plantas Aromáticas e Medicinais” foram convidadas a visitar um espaço de excelência do ensino profissional ligado ao mundo rural: A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima.

Os pequenos estudantes ficaram a conhecer os diferentes núcleos de produção e ensino inseridos na Quinta do Cruzeiro: a adega, onde se produz o vinho “Vinhas do Cruzeiro”, com produção e rotulagem própria; a vacaria e o sistema de produção leiteira, controlado informaticamente, assim como a forma de limpeza e higienização das instalações e a disponibilização de alimento; o parque de máquinas, apetrechado com as mais diversas alfaias agrícolas, algumas das quais altamente sofisticadas; a pocilga, com os porcos de raça bísara e a maternidade onde nascem os pequenos bácoros e ali ficam algum tempo até se tornarem leitões; o galinheiro com as suas raças de galinhas portuguesas.

No final, ainda houve tempo para uma visita às estufas onde as crianças tomaram conhecimento das diferentes culturas ali praticadas, tais como o tomate, feijão e pimento padrão e as formas de controle de pragas e polinização natural, através do abelhão. Ao ar livre viram as plantações de vinha e os campos de feno, que mais tarde darão origem aos fardos para consumo animal.

Todos os meninos e meninas foram presenteados com um pequeno vaso de salsa, cortesia da escola visitada.

A Área Protegida agradece à direção da Escola Profissional de Agricultura na pessoa do Professor Amâncio Cerqueira e a todos os professores que se disponibilizaram, amavelmente, para acompanharem os grupos nas visitas.

Participaram nesta sessão as turmas da EB de Freixo, EB de Refoios e da EB da Correlhã.

 Galeria de imagens:

 Usos e Funções das Plantas Aromáticas e Medicinais - março 2017

Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo

 

Mais notícias da categoria: Educação
Serviço Educativo - Mundo Rural | 06.04.2017
Serviço Educativo - Mundo Rural | 30.03.2017
Serviço Educativo - A Biodiversidade das Zonas Húmidas | 27.03.2017
EB das Lagoas | Vamos conhecer e respeitar as árvores autóctones | 24.03.2017
Serviço Educativo - Floresta | 23.03.2017
 
Avisos
Categorias
22 de Março
  Candidaturas ao Pedido Único (PU)
13 de Dezembro
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
28 de Novembro
  Inspeção Obrigatória dos Pulverizadores para Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
24 de Novembro
  Limpeza de cursos de água
Todos os Avisos
Notícias do Município
Requalificação das Instalações da Secção de Freixo dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima Inauguração ? 25 de abril ? 11 horas com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna
publicada em: 24.04.2017
O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, inaugura amanhã, terça-feira, 25 de abril, às 11 horas a “Requalificação das Instalações da Secção de Freixo dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima”.

O Município de Ponte de Lima e a junta de freguesia de Ardegão, Freixo e Mato, ao abrigo do leque de empreendimentos transversais ao plano da requalificação e da beneficiação de infraestruturas, apoiaram a obra da responsabilidade dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima.

Depois de analisada a configuração e a morfologia do terreno, a empreitada foi viabilizada, tendo em vista a agilização da resposta do quartel, e consequente eficácia de cobertura do território.

Neste contexto, “funcionalidade” foi a palavra de ordem, durante o processo de modernização e de melhoria dos serviços de proteção civil e socorro. Estabeleceu-se simultaneamente como propósito, a valorização e a dignificação dos bombeiros, através da criação de melhores condições de trabalho.

Sendo um investimento no valor de 318.211,59€+Iva, a obra foi cofinanciada pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - Portugal 2020 e pelo Fundo de Coesão da União Europeia.

O Município de Ponte de Lima convida o vosso Órgão de Comunicação Social a comparecer a esta inauguração, na próxima terça-feira, dia 25 de abril, às 11 horas:
Quartel da Seção de Freixo dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima
Lugar de Figueiras
FREIXO, 4990 PONTE DE LIMA
41°39'23.30"N; 8°35'4.73"W

Convite

Assinatura do Auto de Consignação da Empreitada de Beneficiação e Ampliação do Edifício da Bancada do Campo Municipal do Cruzeiro
publicada em: 24.04.2017
O Município investe quase 400 mil euros na Ampliação e Requalificação do espaço.

A política de beneficiação e reparação dos equipamentos desportivos municipais tem vindo a distinguir-se de entre um leque de múltiplas outras atribuições e iniciativas, resultantes do espírito empreendedor do sistema político vigente.

Foi neste contexto que o Executivo Municipal adjudicou a empreitada de “Beneficiação e Ampliação do Edifício da Bancada do Campo Municipal do Cruzeiro”.

Num investimento que ronda os 400 mil euros, a intervenção visa a maximização efetiva do caráter funcional do espaço, assim como numa identidade visual mais atual.

A remodelação deste equipamento foi motivada basilarmente pela renovação de balneários, que se revelam agora providos de um compartimento comum de dez duches, e de um núcleo de instalações sanitárias completamente adaptadas às necessidades dos atletas, com capacidade superior a 24 pessoas. Esta remodelação abrange os três blocos de balneários de atletas, e os dois blocos de balneários de árbitros/treinadores, que contam agora com valências similares.

A intervenção incluirá ainda a demolição e reconstrução dos edifícios das bilheteiras e arrecadação de material desportivo, ambos situados na entrada principal deste equipamento desportivo. O espaço contará com outras valências, tais como sala de massagens, gabinete médico, lavandaria, bar de apoio e secretaria.
Com isolamento térmico em poliestireno, alvenaria de tijolo cerâmico vazado, revestimentos cerâmicos nas áreas suscetíveis a humidades, e cobertura isolada termicamente com placas de poliestireno extrudido assentes sobre um complexo impermeabilizante, nenhum detalhe foi deixado ao acaso, na área que foi ampliada em 133m2, perfazendo agora no seu total, mais de 400m2.

A assinatura do Auto de Consignação da Bancada do Campo Municipal do Cruzeiro realizou-se no dia 20 de abril, ao final da tarde, no Campo do Cruzeiro, à qual compareceram os Vereadores Vasco Ferraz, Paulo Sousa, o Vice-Presidente, Gaspar Martins e o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Victor Mendes, que reforçou a importância deste tipo de diligências, considerando que “estas instalações já não estão de acordo com as necessidades atuais. Com esta obra pretendemos melhorar as infraestruturas desportivas do concelho, como forma de dinamizar a pratica desportiva “disse.
Por sua vez, o Presidente da Direção da Comissão Administrativa da Associação Desportiva Os Limianos, Domingos de Almeida Mourão do Vale, agradeceu à Câmara Municipal todo o apoio, em especial esta obra “essencial para o Grupo Desportivo Os Limianos”.

Município de Ponte de Lima dinamiza atividades nas Bibliotecas Escolares do concelho
publicada em: 21.04.2017

Os estabelecimentos escolares do concelho de Ponte de Lima, desfrutaram de mais sessões de promoção do livro e da leitura, através do projeto Escutar, ler… imaginar e aprender, desenvolvido pela Biblioteca Municipal.

"A viagem da sementinha", da autoria de Maria Isabel Loureiro, foi a história escolhida para sensibilizar os mais novos e apelar para a importância da preservação da natureza e da defesa do meio ambiente, enriquecida com momentos musicais.

Esta atividade foi dinamizada ao longo do mês de fevereiro e março, com um total de 30 sessões, nos estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo de Ensino Básico da Ribeira, da Facha, de Refoios, da Feitosa, de Ponte de Lima, de Arcozelo, do Trovela, de Gandra, de Vitorino dos Piães, das Lagoas, de Freixo, de Poiares, de Rebordões de Souto, do Jardim-de-infância de Ponte de Lima, e ainda no Jardim-de-infância de Calheiros, no Jardim-de-infância de Brandara, no Jardim-de-infância de Cepões, no Jardim-de-infância de Arcozelo, no Jardim-de-infância Sandiães, no Jardim-de-infância Santa Casa da Misericórdia e no Jardim-de-infância Correlhã.

Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :