01 de Dezembro a 31 de Dezembro

20 a 24 de março | Semana da Floresta e da Água
Atividades| 03 de Abril de 2017
20 a 24 de março | Semana da Floresta e da Água

A Semana da Floresta e da Água decorreu entre os dias 20 e 24 de março, entre a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e o Parque Florestal da Quinta Pedagógica de Pentieiros.

O primeiro dia desta longa semana, recheada de atividades ligadas à educação ambiental e à formação cívica, foi dedicado ao ciclo da água e à sua importância na manutenção dos vários ecossistemas. As quatro turmas do Jardim-de-Infância da EB1 das Lagoas, o Jardim-de-Infância de Brandara e a turma do 4º ano da EB1 de Ponte de Lima assistiram a uma aula interativa com a Professora Cristina Pontes, do Agrupamento de Escolas de Freixo que, depois de explicar os vários fenómenos que ocorrem durante o ciclo da água, lançou a proposta de cada turma projetar o “seu” ciclo da água. Foi uma manhã bastante produtiva e elucidativa sobre a importância deste ciclo na vida da fauna e da flora.

O dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore e da Floresta, e a comemoração da chegada da primavera, foram dedicados a atividades no Parque Florestal. As turmas do 4º ano da EB1 de S. Martinho da Gandra e da EB1 da Ribeira exploraram o Parque Florestal da Quinta Pedagógica de Pentieiros, com o intuito de descobrir as espécies autóctones e exóticas da zona. Com apoio a um Surface, as turmas puderam visualizar imagens interativas e desta forma, compreender melhor a constituição das espécies de flora ali existentes.

O Dia Mundial da Água, 22 de março, de manhã, foi assinalado no Auditório do Centro de Interpretação Ambiental, com a turma do 4º ano da EB1 da Feitosa, do 2º ano da EB1 das Lagoas e do Jardim-de-Infância de Calheiros. Estes alunos puderam assistir a uma peça de teatro dinamizada pelos alunos do 1º ano da EB1 das Lagoas. Esta peça de teatro alertou todos os presentes para a importância de cuidarmos da Floresta e fazermos dela parte integrante da nossa vida, já que sem ela, a nossa própria sobrevivência corre grande risco. Posteriormente, a Enfermeira Isabel Ribeiro, deu início a uma palestra sobre “A Importância da Água no Corpo Humano”, onde os alunos puderam compreender a importância deste bem essencial no funcionamento do nosso organismo. Já pela tarde, foi a vez da turma do 2º ano da EB1 de Refoios visitar o Centro de Interpretação Ambiental e explorá-lo de forma a perceber o que de melhor oferece a Área Protegida das Lagoas.

No dia 23 de março, as turmas do 4º ano da EB1 da Correlhã, do 2º ano da EB1 da Facha, do 3º ano da EB1 da Feitosa e do 4º ano da EB1 de Arcozelo, realizaram o PRI – Percurso da Lagoa, onde puderam vislumbram algumas aves aquáticas no seu habitat natural e ainda recorrer ao Surface para a visualização de imagens e filmes, de modo a conhecerem melhor outras espécies presentes na Área Protegida.

O último dia desta Semana da Floresta e da Água, dia 24 de março, foi dedicado também à exploração da fauna e flora existente na AP, com apoio interativo. As turmas do 4º ano da EB1 de Freixo, Vitorino de Piães e Trovela e o 3º ano da EB1 da Feitosa aproveitaram este dia, sem chuva, para explorar os “quatro cantos” do Percurso da Lagoa, vislumbrando algumas espécies que embelezam esta Área.

Foi uma semana recheada de aprendizagens que permitiram aos alunos, que nos visitaram, uma reflexão profunda sobre o nosso papel na defesa de um planeta melhor e mais sustentável.

Galeria de imagens: 20 a 24 de março 2017 | Semana da Floresta e da Água