Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Ambiente
Educação
Turismo
Alojamento
Percursos e Rotas
Atividades
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
26 de Março a 06 de Abril
  Oficinas de Páscoa 2018
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:



20 a 24 de março | Semana da Floresta e da Água
Atividades| 03 de Abril de 2017
20 a 24 de março | Semana da Floresta e da Água
20 a 24 de março | Semana da Floresta e da Água

A Semana da Floresta e da Água decorreu entre os dias 20 e 24 de março, entre a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e o Parque Florestal da Quinta Pedagógica de Pentieiros.

O primeiro dia desta longa semana, recheada de atividades ligadas à educação ambiental e à formação cívica, foi dedicado ao ciclo da água e à sua importância na manutenção dos vários ecossistemas. As quatro turmas do Jardim-de-Infância da EB1 das Lagoas, o Jardim-de-Infância de Brandara e a turma do 4º ano da EB1 de Ponte de Lima assistiram a uma aula interativa com a Professora Cristina Pontes, do Agrupamento de Escolas de Freixo que, depois de explicar os vários fenómenos que ocorrem durante o ciclo da água, lançou a proposta de cada turma projetar o “seu” ciclo da água. Foi uma manhã bastante produtiva e elucidativa sobre a importância deste ciclo na vida da fauna e da flora.

O dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore e da Floresta, e a comemoração da chegada da primavera, foram dedicados a atividades no Parque Florestal. As turmas do 4º ano da EB1 de S. Martinho da Gandra e da EB1 da Ribeira exploraram o Parque Florestal da Quinta Pedagógica de Pentieiros, com o intuito de descobrir as espécies autóctones e exóticas da zona. Com apoio a um Surface, as turmas puderam visualizar imagens interativas e desta forma, compreender melhor a constituição das espécies de flora ali existentes.

O Dia Mundial da Água, 22 de março, de manhã, foi assinalado no Auditório do Centro de Interpretação Ambiental, com a turma do 4º ano da EB1 da Feitosa, do 2º ano da EB1 das Lagoas e do Jardim-de-Infância de Calheiros. Estes alunos puderam assistir a uma peça de teatro dinamizada pelos alunos do 1º ano da EB1 das Lagoas. Esta peça de teatro alertou todos os presentes para a importância de cuidarmos da Floresta e fazermos dela parte integrante da nossa vida, já que sem ela, a nossa própria sobrevivência corre grande risco. Posteriormente, a Enfermeira Isabel Ribeiro, deu início a uma palestra sobre “A Importância da Água no Corpo Humano”, onde os alunos puderam compreender a importância deste bem essencial no funcionamento do nosso organismo. Já pela tarde, foi a vez da turma do 2º ano da EB1 de Refoios visitar o Centro de Interpretação Ambiental e explorá-lo de forma a perceber o que de melhor oferece a Área Protegida das Lagoas.

No dia 23 de março, as turmas do 4º ano da EB1 da Correlhã, do 2º ano da EB1 da Facha, do 3º ano da EB1 da Feitosa e do 4º ano da EB1 de Arcozelo, realizaram o PRI – Percurso da Lagoa, onde puderam vislumbram algumas aves aquáticas no seu habitat natural e ainda recorrer ao Surface para a visualização de imagens e filmes, de modo a conhecerem melhor outras espécies presentes na Área Protegida.

O último dia desta Semana da Floresta e da Água, dia 24 de março, foi dedicado também à exploração da fauna e flora existente na AP, com apoio interativo. As turmas do 4º ano da EB1 de Freixo, Vitorino de Piães e Trovela e o 3º ano da EB1 da Feitosa aproveitaram este dia, sem chuva, para explorar os “quatro cantos” do Percurso da Lagoa, vislumbrando algumas espécies que embelezam esta Área.

Foi uma semana recheada de aprendizagens que permitiram aos alunos, que nos visitaram, uma reflexão profunda sobre o nosso papel na defesa de um planeta melhor e mais sustentável.

 Galeria de imagens: 20 a 24 de março 2017 | Semana da Floresta e da Água

Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo

 

Mais notícias da categoria: Atividades
Oficinas de Páscoa 2018 | 02.02.2018
Área Protegida celebra 17 anos de existência | 07.12.2017
Acampamento Natureza e Mundo Rural com vagas totalmente preenchidas | 03.05.2017
XI Acampamento Natureza e Mundo Rural | 24.04.2017
Semana da Floresta e da Água 2017 | 15.03.2017
 
Avisos
Categorias
24 de Janeiro
  Novo mecanismo de indemnização por prejuízos atribuídos ao lobo
18 de Novembro
  Governo prolonga período crítico de incêndios até 23 de novembro
16 de Novembro
  Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola
07 de Novembro
  Governo volta a prorrogar período crítico de incêndios
07 de Novembro
  Proibição de produção e comercialização de plantas de citrinos no interior da zona demarcada
Todos os Avisos
Notícias do Município
Feira 100% Agrolimiano Potencia os Produtos Endógenos - Ponte de Lima recebeu milhares de visitantes
publicada em: 22.02.2018

Mostrar, divulgar e promover o melhor do que se produz no setor agroalimentar em Ponte de Lima, foi o principal objetivo da III Feira 100% Agrolimiano, que decorreu no passado fim-de-semana no Pavil

Exposição evocativa dos 100 anos da morte de António Feijó
publicada em: 22.02.2018

A Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, em parceria com o Município de Ponte de Lima, organiza uma exposição de homenagem ao poeta-diplomata ponte-limense, c

IV Expo Saúde Social em Ponte de Lima | 24 e 25 de Fevereiro 2018
publicada em: 22.02.2018

Considerando a importância de promover um estilo de vida saudável, dirigido a toda a comunidade, o Município de Ponte de Lima realiza no próximo fim-de-semana a IV Expo Saúde Social.

A d

Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :