01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro
  Oficinas de Páscoa 2018

Ambiente| 24 de Março de 2017
EB das Lagoas | Vamos conhecer e respeitar as árvores autóctones
Programa de Apoio ao Projeto Escolar 'Vamos conhecer e respeitar as árvores autóctones'

Técnico Responsável: Lourenço Correia

Tal como noticiado, em novembro do passado ano de 2016, levamos para a Escola Básica das Lagoas uma planta (árvore) em vaso para que, cada um dos grupos, pudesse e possa estudar (observar, medir e tratar) todas as alterações das espécies autóctones escolhidas.

Depois dum período em que outras prioridades imperaram para a turma, no dia 2 de março decorreu uma sessão em sala de aula, onde se encontram as plantas, para fazer o ponto da situação relativamente às espécies, objeto de estudo. Também se programou uma saída de campo que aconteceu na sexta-feira, dia 10 de março de 2017.

Nesta visita à Quinta de Pentieiros os alunos, acompanhados por três professoras e o técnico da Área Protegida, tinham por objetivo identificar as árvores que estão a estudar, fotografar e fazer um esboço das mesmas. Numa manhã de autêntica Primavera, os intervenientes chegaram cedo e determinados a desempenhar as tarefas programadas, com forte empenho e uma alegria contagiante.

Identificadas as árvores correspondentes à espécie que cada grupo está a trabalhar, os elementos passaram de imediato à ação, sempre acompanhados pelas professoras e pelo funcionário do Serviço, que foram rodando, no sentido de prestar o indispensável apoio.

Ao fim de noventa minutos a visita terminou e era manifesta e bem visível, em todos, a satisfação pelo dever cumprido e a vontade de voltar.