26 de Junho a 01 de Setembro

Educação| 20 de Março de 2017
Programa de Apoio ao Projeto Escolar 'A nossa Horta'

Técnica Responsável: Irene Lourenço

O mês de março marcou o início do apoio prestado à EB1 de Ponte de Lima, que apresentou a candidatura, no âmbito dos Projetos Escolares do Serviço Educativo 2016/2017, com o tema ‘A nossa Horta’. Este projeto abrange as turmas do 2º ano e a turma de multideficiência, num total de 60 alunos.

O principal objetivo deste projeto é a construção de uma horta na escola, com uma enorme diversidade de espécies hortícolas, que permitirá observar e acompanhar o ciclo de desenvolvimento das plantas, o contacto direto com o mundo rural e a sensibilização para a prática agrícola, em modo de produção biológica.

A dinamização deste projeto pretende sensibilizar e informar toda a comunidade educativa para as boas práticas agrícolas e para os princípios que regem a Agricultura Biológica.

Permite ainda descentralizar o Serviço Educativo, promovido pelo Serviço Área Protegida, levando até às instituições de ensino o projeto “Horta para Todos”, inserido na Área Projeto “Mundo Rural”.

A primeira sessão foi dedicada às plantações: foram plantadas cenouras, couve roxa, acelga, alho francês, salsa, agrião e rúcula. Foram, ainda, realizadas as seguintes sementeiras: tremoço, fava, lentilha e soja.

Mais notícias da categoria: Educação
Visita a Xinzo de Limia | 14.06.2017
Serviço Educativo - Usos e Funções das Plantas Aromáticas e Medicinais | 12.06.2017
Semana da Criança e do Ambiente | 04.06.2017
Serviço Educativo - Mundo Rural | 26.05.2017
Serviço Educativo - Ciência Divertida | 11.05.2017

16 de Maio
  Recomendações de adoção de práticas de utilização racional de água para rega
19 de Abril
Município de Ponte de Lima transfere 760 000 euros para as Juntas de Freguesia do concelho
publicada em: 23.06.2017

Como forma de garantir a qualidade de vida dos munícipes, a Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a transferência de uma verba no valor de 760.000€, às Juntas de Freguesia, entidades intimamente ligadas às populações que representam e por isso conhecem de forma mais direta as prioridades das populações.

Neste contexto, Município de Ponte de Lima procedeu à transferência da quantia de 760.000€ para diversas Juntas de Freguesia do concelho, como comparticipações financeiras no âmbito das obras de requalificação e beneficiação da rede viária municipal.

Foram contempladas as Juntas de Freguesia de Fontão, Anais, Bárrio e Cepões, Beiral do Lima, Cabração e Moreira do Lima, Calheiros, Estorãos, Gandra, Cabaços e Fojo Lobal, Labruja, Poiares, Rebordões Souto, Refoios do Lima, Ribeira, Sá, Arcos, Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte, Vitorino das Donas e Fornelos e Queijada e Rebordões Santa Maria.

A verba aprovada visa ajudar a comparticipar diversas obras, nomeadamente na requalificação da rede viária.

Vaca das Cordas e Tapetes Floridos para a Procissão do Corpo de Deus
publicada em: 23.06.2017

A importância que as Gentes Limianas dão às suas ancestrais tradições torna-as num exemplo nacional em termos de preservação e manutenção, com muito valor acrescentado, da memória, da identidade e da tradição, factores primordiais para uma competitividade territorial sadia e diferenciadora.

Em Ponte de Lima temos a firme convicção que as nossas populações não têm quaisquer dificuldades em dizer presente aos desafios lançados e aos reptos apresentados, independentemente do grau de dificuldade que possam acarretar.

A Vaca das Cordas e a realização dos Tapetes Floridos nas ruas da Vila para a Procissão de Corpo de Deus são dois momentos que temos sabido preservar, com o afinco e dedicação de populares anónimos que dão de si para a Terra que os viu nascer ou que os acolheu para nela viverem.

Sem eles, sem essas pessoas em que o esmero pessoal, o amor a Ponte de Lima e o querer engrandecer o nome da nossa Terra, sem se pouparem a esforços, seria de todo impossível e impensável levar a bom porto essas manifestações que nos colocam em lugares cimeiros nas áreas da etnografia, da antropologia e de muitas outras áreas das ciências sociais.

Por isso, é da mais inteira justiça tornar público o reconhecimento que o Município de Ponte de Lima apresenta às cidadãs e cidadãos envolvidos na preparação e planificação, no apoio e na organização da Vaca das Cordas e dos Tapetes Floridos, agradecendo tudo quanto fizeram para que esses tão relevantes eventos alcançassem o êxito merecido e devidamente aplaudido por residentes, visitantes e turistas.

Um bem haja para todos, sem qualquer excepção.

Prevenção de Incêndios Florestais - Medidas Preventivas em vigor até 30 de setembro
publicada em: 23.06.2017

Durante este período, independentemente das condições meteorológicas, em todos os espaços rurais é expressamente proibido realizar fogueiras para a confecção de alimentos, queimar matos, silvas ou qualquer tipo de sobrantes agrícolas ou florestais, e lançar foguetes e balões com mecha acesa. Também durante este período, o acesso, a permanência e a circulação no interior de determinadas áreas florestais é condicionado e nos trabalhos e outras atividades que decorram nos espaços rurais, é obrigatório que as máquinas de combustão interna e externa a utilizar, onde se incluem todo o tipo de tractores, máquinas e veículos de transporte pesados, sejam dotadas de dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de dispositivos tapa - chamas nos tubos de escape ou chaminés, e estejam equipados com um ou dois extintores de 6 kg, de acordo com a sua massa máxima, consoante esta seja inferior ou superior a 10 000 kg.

Solicita-se a quem avistar um incêndio que ligue de imediato 117 (chamada gratuita)!

Tenha cuidado, um pequeno descuido pode causar um grande incêndio!