01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro

Ambiente| 20 de Março de 2017
Programa de Apoio ao Projeto Escolar 'A nossa Horta'

Técnica Responsável: Irene Lourenço

O mês de março marcou o início do apoio prestado à EB1 de Ponte de Lima, que apresentou a candidatura, no âmbito dos Projetos Escolares do Serviço Educativo 2016/2017, com o tema ‘A nossa Horta’. Este projeto abrange as turmas do 2º ano e a turma de multideficiência, num total de 60 alunos.

O principal objetivo deste projeto é a construção de uma horta na escola, com uma enorme diversidade de espécies hortícolas, que permitirá observar e acompanhar o ciclo de desenvolvimento das plantas, o contacto direto com o mundo rural e a sensibilização para a prática agrícola, em modo de produção biológica.

A dinamização deste projeto pretende sensibilizar e informar toda a comunidade educativa para as boas práticas agrícolas e para os princípios que regem a Agricultura Biológica.

Permite ainda descentralizar o Serviço Educativo, promovido pelo Serviço Área Protegida, levando até às instituições de ensino o projeto “Horta para Todos”, inserido na Área Projeto “Mundo Rural”.

A primeira sessão foi dedicada às plantações: foram plantadas cenouras, couve roxa, acelga, alho francês, salsa, agrião e rúcula. Foram, ainda, realizadas as seguintes sementeiras: tremoço, fava, lentilha e soja.