Educação| 03 de Março de 2017
Programa de Apoio ao Projeto Escolar 'Vamos fazer compostagem!'

Técnica Responsável: Irene Lourenço

No passado dia 21 de fevereiro realizou-se mais uma sessão de apoio ao projeto escolar, promovido pelo Serviço Área Protegida, à turma do 5º ano da EB das Lagoas, sob o tema “Vamos fazer compostagem!”.

Esta sessão foi dedicada ao controle dos fatores que influenciam o processo de compostagem: a temperatura, o cheiro da pilha, a humidade, o arejamento, a altura da pilha, a presença de microrganismos, o pH e a relação carbono/azoto.

Os alunos aprenderam a realizar o ‘teste da esponja’ para verificar a humidade da pilha; o arejamento, essencial para fornecer o oxigénio aos microrganismos que ajudam na decomposição; a controlar a temperatura, com recurso a termómetros digitais, uma forma de aferir o estado do composto; a analisar o cheiro da pilha, se possui um cheiro adocicado ou não, para verificar o bom funcionamento da mesma.

Aprenderam ainda, com recursos a tiras, a medir o pH, verificando se este se encontra no intervalo ideal que é entre 5,5 e 8,5.

No final, procederam ao enchimento dos compostores com os resíduos que recolheram em casa, colocando a mesma quantidade de resíduos verdes, ricos em azoto, e de resíduos castanhos, ricos em carbono.