01 de Dezembro a 31 de Dezembro

Educação| 03 de Março de 2017
Programa de Apoio ao Projeto Escolar 'Vamos fazer compostagem!'

Técnica Responsável: Irene Lourenço

No passado dia 21 de fevereiro realizou-se mais uma sessão de apoio ao projeto escolar, promovido pelo Serviço Área Protegida, à turma do 5º ano da EB das Lagoas, sob o tema “Vamos fazer compostagem!”.

Esta sessão foi dedicada ao controle dos fatores que influenciam o processo de compostagem: a temperatura, o cheiro da pilha, a humidade, o arejamento, a altura da pilha, a presença de microrganismos, o pH e a relação carbono/azoto.

Os alunos aprenderam a realizar o ‘teste da esponja’ para verificar a humidade da pilha; o arejamento, essencial para fornecer o oxigénio aos microrganismos que ajudam na decomposição; a controlar a temperatura, com recurso a termómetros digitais, uma forma de aferir o estado do composto; a analisar o cheiro da pilha, se possui um cheiro adocicado ou não, para verificar o bom funcionamento da mesma.

Aprenderam ainda, com recursos a tiras, a medir o pH, verificando se este se encontra no intervalo ideal que é entre 5,5 e 8,5.

No final, procederam ao enchimento dos compostores com os resíduos que recolheram em casa, colocando a mesma quantidade de resíduos verdes, ricos em azoto, e de resíduos castanhos, ricos em carbono.

Mais notícias da categoria: Educação
Serviço Educativo - Ciência Divertida | 29.11.2017
Serviço Educativo - Mundo Rural - 2 | 28.11.2017
Serviço Educativo - Floresta | 27.11.2017
Serviço Educativo - Mundo Rural - 1 | 22.11.2017
Magusto Tradicional Quinta Pedagógica de Pentieiros | 16.11.2017

03 de Outubro
ULSAM promove recolha de sangue em Ponte de Lima
publicada em: 12.12.2017

O Serviço de Imunohemoterapia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE (ULSAM), promove sexta-feira, dia 22 de dezembro, uma campanha de recolha de sangue. A ação acontece na Unidade Local de Saúde de Ponte de Lima, a partir das 9h30, e visa garantir à ULSAM e a todos os residentes no distrito de Viana do Castelo o apoio e a auto suficiência em transfusões.

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 quilos e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.

A ULSAM promove estas ações por todo o distrito ao longo do ano, o que tem permitido um stock de sangue suficiente para as necessidades dos utentes do distrito.

Consulte:

Folheto informativo

Conselhos gerais

VII Festival do Bacalhau e Doçaria (mel e sidra) | Abertura, dia 8 de dezembro | Pavilhão de Feiras e Exposições ? Ponte de Lima
publicada em: 07.12.2017

Considerada como uma das iguarias mais apreciadas e procuradas da gastronomia limiana, o Município de Ponte de Lima organiza mais uma edição do certame dedicado ao bacalhau, por forma e dinamizar e impulsionar um dos elementos chave da cozinha tradicional da região. Seja na forma de petisco ou numa elaborada refeição, o bacalhau é rei e senhor nas mesas de todos os limianos.

Presença obrigatória nas famosas tasquinhas d’outrora da feira quinzenal é ainda hoje um dos produtos mais procurados e mais comercializados da ‘Feira de Ponte’, por todos aqueles que a ela se dirigem para feirar.

Chegada a época natalícia, o VII Festival do Bacalhau e Doçaria (mel e sidra), ganha maior destaque pela elevada procura por parte do público e, como consequência, pela cada vez maior oferta por parte dos comerciantes. Quem visitar o festival pode ainda encontrar mel, sidra, licores, chocolates, bolos e outras especialidades tipicamente limianas e que bem representam a riqueza da gastronomia da região.

O VII Festival do Bacalhau e Doçaria (mel e sidra) dá as boas vindas a dezembro e antecipa o Natal, com muita animação e sabor desde showcookings, provas de degustação, música popular e fados de Coimbra. Destaque para a apresentação, na sexta-feira, dia 08, da peça de artesanato “Vaquinha Minhota” e do lançamento do conto infantil “Rosália, a Princesa do Lima”, da autoria da artesã limiana, Nélia Saraiva. No dia 09, sábado, destaque para a primeira edição do ‘Concurso do Bolo Rei de Ponte de Lima’ e para o desfile “Há Moda em Ponte de Lima”, pela Associação Empresarial de Ponte de Lima. No dia 10, domingo e último dia do festival, o destaque vai para as provas de degustação, nomeadamente de Sidra, produto em franco crescimento em Ponte de Lima.

O Festival do Bacalhau e Doçaria (Mel e Sidra) realiza-se de 08 a 10 de dezembro, no Pavilhão de Feiras e Exposições da Expolima, em Ponte de Lima, e é um evento a não perder, destinado a toda a família.

A 7.ª edição do Festival do Bacalhau abre ao público esta sexta-feira, às 15 horas, antecedendo a inauguração oficial, agendada para as 18 horas.

Município de Ponte de Lima inicia IV Curso Básico de Internet para adultos
publicada em: 07.12.2017

Dado o crescente número de inscrições de munícipes nos cursos de iniciação à Internet, o Município de Ponte de Lima, através do Serviço de Infoliteracia, volta a apostar na dinamização de sessões informáticas para adultos.

Nestas sessões os formandos adquirirão um conjunto de conhecimentos indispensáveis para a utilização do computador e para o acesso à internet, que lhes facultará uma maior autonomia para lidar com as tecnologias de informação e comunicação.

Tal como as edições anteriores, esta iniciativa formativa é disponibilizada de forma totalmente gratuita e decorrerá no Espaço Internet durante todo o mês de dezembro (dias 4, 5, 6, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27 e 28), das 9h30 às 11h30.

Os inscritos nesta nova edição do “Curso Básico de Internet” têm idades compreendidas entre os 38 e os 81 anos.

Para mais esclarecimentos ou informações contacte a Biblioteca Municipal através do telefone 258900411, via correio eletrónico - biblioteca@cm-pontedelima.pt -, ou presencialmente no Balcão de Atendimento.