Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Ambiente
Turismo
Alojamento
Percursos e Rotas
Atividades
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Janeiro a 31 de Janeiro
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:



Serviço Educativo - Floresta
Ambiente| 27 de Fevereiro de 2017
Serviço Educativo - Floresta
Serviço Educativo - Floresta

Técnico Responsável: Válter Silva

A sessão de fevereiro, da Área Projeto “Floresta”, integrada no Serviço Educativo, foi subordinada ao tema “Zonas Húmidas e Floresta”.

Os alunos das turmas envolvidas, aproveitando o mês comemorativo do Dia Internacional das Zonas Húmidas, tiveram a oportunidade de visitar a Lagoa de S. Pedro de Arcos, após as intensas chuvas do final de janeiro, início de fevereiro, e verificar in loco as consequências das cheias na dinâmica da Área Protegida e das espécies de fauna e flora.

No que toca à fauna, salienta-se a admiração pela enorme presença de aves aquáticas, neste período, na Lagoa, nomeadamente garças-reais e patos-reais, que causou nos alunos um enorme interesse por estas espécies da Área Protegida.

Ao mesmo tempo, os alunos perceberam a importância da preservação das zonas húmidas para o controlo das cheias, bem como para a conservação das florestas típicas destas zonas, constantemente ameaçadas pelas atividades humanas e pela proliferação de espécies exóticas e invasoras.

No final das sessões, os alunos partiram alegres e satisfeitos pelos conhecimentos adquiridos e também, como é natural nestas idades, pela descoberta e exploração de mais um pouco da Área Protegida das Lagoas, com a ajuda de um dos padroeiros desta área, S. Pedro, que amainou as tempestades e trouxe um tempo agradável e convidativo às saídas de campo.

Serviço Educativo - Floresta
Serviço Educativo - Floresta
Serviço Educativo - Floresta
Serviço Educativo - Floresta
Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo

 

Mais notícias da categoria: Ambiente
Serviço Educativo - Floresta | 22.01.2018
Serviço Educativo - A Biodiversidade das Zonas Húmidas | 18.01.2018
Serviço Educativo - Ciência Divertida | 27.12.2017
Serviço Educativo - Mundo Rural - 1 | 18.12.2017
Serviço Educativo - Floresta | 15.12.2017
 
Avisos
Categorias
18 de Novembro
  Governo prolonga período crítico de incêndios até 23 de novembro
16 de Novembro
  Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola
07 de Novembro
  Governo volta a prorrogar período crítico de incêndios
07 de Novembro
  Proibição de produção e comercialização de plantas de citrinos no interior da zona demarcada
03 de Outubro
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
Todos os Avisos
Notícias do Município
Biblioteca Municipal dinamiza Festa de Carnaval
publicada em: 23.01.2018

A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima vai organizar uma Festa de Carnaval, no dia 10 de fevereiro, pelas 15h30 na Sala Infantojuvenil, com concurso de máscaras, baile de máscaras, jogos e muita diversão.

Cor, movimento, alegria e música serão os ingredientes principais numa tarde muito animada. Princesas, super-heróis e personagens fantásticas, todos terão lugar num conjunto de brincadeiras divertidas que vão pôr a mexer e a sonhar crianças e crescidos.

Estas atividades são gratuitas, mediante inscrição.

Para mais informações contacte-nos através do telefone 258 900 411 ou do email biblioteca@cm-pontedelima.pt.

X Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho | 26 a 28 de janeiro | Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima
publicada em: 23.01.2018

Tendo como objetivo valorizar um dos ex-libris da gastronomia limiana, o Município de Ponte de Lima realiza mais uma Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho, certame que conta já com a décima edição e que traz, todos os anos, verdadeiras multidões à vila minhota. Durante a feira os visitantes poderão ainda apreciar outras iguarias derivadas do Porco, entre as quais se destacam os enchidos e os fumados. Poderão, também, apreciar outros produtos regionais e ainda artesanato.

Promovida pelo Município de Ponte de Lima, no âmbito do projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, dirigido aos agentes locais e aos empresários do setor turístico hoteleiro e da restauração, esta iniciativa abrange as campanhas especiais de alojamento, com 15% de desconto, em Hotéis e Casas de Turismo aderentes, e oferta do leite-de-creme por cada dose de sarrabulho, nos restaurantes aderentes em Ponte de Lima em Alta. A Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho enquadra-se ainda nos Fins-de-Semana Gastronómicos, iniciativa promovida pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Com abertura oficial marcada para as 17 horas do dia 26 de janeiro, a Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho promete muitos momentos divertidos recheados de bons petiscos e muita animação. Na sexta-feira, dia de abertura a feira irá contar com a atuação do Augusto Canário e diversos cantadores ao desafio. No sábado, dia 27, o destaque vai para o workshop infantil Trapos com História”, com Saphir Cristal o para o showcooking “A Brincar com a Tradição”, com o Chef Daniel Pinheiro. À noite haverá muita animação com os cantares ao desafio de Cachadinha e Amigos. No domingo, último dia da feira o destaque vai para o showcooking “Simplicidade da Gastronomia Local – o chamado km 0”, pelo Chef José Vinagre, do Restaurante do Meliá Braga Hotel &Spa.

A Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho, realiza-se de 26 a 28 de janeiro, no Pavilhão de Feiras e Exposições da Expolima, em Ponte de Lima e promete um fim-se-semana bem passado, acompanhado pelo melhor da nossa gastronomia, a todos quantos nos queiram visitar.

Consulte:

Programa

Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima registou em 2017 um aumento de Peregrinos de 17% relativamente a 2016
publicada em: 23.01.2018

O Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima, ano após ano, regista aumentos extremamente significativos e, conforme se pode verificar nos dados estatísticos de 2017, recebeu no ano findo 13558 Peregrinos, dos quais 11891 pernoitaram e 1667 transitaram (carimbaram a Credencial do Peregrino), o que representa um aumento em relação a 2016 de, respectivamente, 1727 (16,99%) e 237 (16,57%) Peregrinos.

Curioso foi o facto do mês de setembro ter sido aquele que mais Peregrinos trouxe ao Albergue (2165, dos quais 1817 a pernoitar), contrariando a normal prioridade obtida, desde a abertura do equipamento, pelo mês de agosto.

Outro facto a registar é que as mulheres ultrapassaram os homens, com valores de 7105 Peregrinas e 6453 Peregrinos, bem como o cada vez maior distanciamento verificado nos meios de locomoção: 12988 a pé e 570 de bicicleta.

No que respeita às faixas etárias, as que se evidenciam são a dos 21-30 anos (2027 Peregrinas e 1244 Peregrinos, num total de 3271) e dos 31-40 anos (1099 Peregrinas e 1003 Peregrinos, somando 2102), sublinhando o facto dos Peregrinos mais idosos terem 86 anos, no caso do sexo masculino e 87 anos, no feminino.

Os 10 países que encabeçam a lista de Peregrinos de 73 nacionalidades arroladas são Alemanha (3546), Portugal (2256), Itália (1397), Espanha (1076), Polónia (682), França (508), EUA (380), Países Baixos (379), Brasil (349) e República Checa (307).

Torna-se, contudo, importante destacar que os Peregrinos chegam um pouco de todo o mundo, como, de entre muitos exemplos, Argélia (130), Lituânia (57), Japão (51), Índia (5), Filipinas (5), Síria (4), Malásia (3), Singapura (3), Taiwan (3), Quénia (2), Marrocos (2), Albânia (1), Guatemala (1), Irão (1), Líbano (1), Moçambique (1), Nepal (1) e Tailândia (1).

Os principais locais de partida foram Porto (9044), Lisboa (784), Barcelos (427), Ponte de Lima (376), Braga (240), S. Pedro de Rates (108) e Fátima (106), numa listagem muito extensa que reúne pontos de partida que testemunham a importância do reconhecimento do Caminho Português de Santiago para os que procuram um trilho devidamente fundamentado em termos históricos. Referimo-nos, neste último caso, a locais como Vila do Conde (48), Matosinhos (18), Viana do Castelo (16), Sevilha (15), Abade de Neiva (11), Póvoa de Varzim (11), Sagres (4), Badajoz (3), Vila Real de Santo António (3), Cádis (2), Fão (1), Granada (1) e Madrid (1).

Pese embora a maior parte dos Peregrinos tenha como destino Santiago de Compostela (11677), muitos dos que têm como meta Fátima (214) também procuram o Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima e os locais de partida são realmente de evidenciar: Santiago de Compostela (92), S. Jean de Pied de Port (29), Irun (11), Le Puy (6), Lourdes (5), Oviedo (4), Pamplona (4), Bilbao (3), Leon (3), Toulouse (3), Astorga (2), Biarritz (2), Helsínquia (2), Roncesvalles (2), Barcelona (1), Hendaye (1) Logroño (1), Marselha (1), Ourense (1), Roma (1), San Sebastian (1), Santander (1), Tours (1) e Varsóvia (1).

Consulte:

Dados Estatísticos do Albergue de Peregrinos em 2017

Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :