Educação| 27 de Fevereiro de 2017

Técnico Responsável: Válter Silva

A sessão de fevereiro, da Área Projeto “Floresta”, integrada no Serviço Educativo, foi subordinada ao tema “Zonas Húmidas e Floresta”.

Os alunos das turmas envolvidas, aproveitando o mês comemorativo do Dia Internacional das Zonas Húmidas, tiveram a oportunidade de visitar a Lagoa de S. Pedro de Arcos, após as intensas chuvas do final de janeiro, início de fevereiro, e verificar in loco as consequências das cheias na dinâmica da Área Protegida e das espécies de fauna e flora.

No que toca à fauna, salienta-se a admiração pela enorme presença de aves aquáticas, neste período, na Lagoa, nomeadamente garças-reais e patos-reais, que causou nos alunos um enorme interesse por estas espécies da Área Protegida.

Ao mesmo tempo, os alunos perceberam a importância da preservação das zonas húmidas para o controlo das cheias, bem como para a conservação das florestas típicas destas zonas, constantemente ameaçadas pelas atividades humanas e pela proliferação de espécies exóticas e invasoras.

No final das sessões, os alunos partiram alegres e satisfeitos pelos conhecimentos adquiridos e também, como é natural nestas idades, pela descoberta e exploração de mais um pouco da Área Protegida das Lagoas, com a ajuda de um dos padroeiros desta área, S. Pedro, que amainou as tempestades e trouxe um tempo agradável e convidativo às saídas de campo.