Educação, Ciência e Tecnologia – Um Sucesso que se registou na I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia em Ponte de Lima
Educação| 22 de Fevereiro de 2017

A I Feira da Educação e Ciência da Tecnologia que Ponte de Lima promoveu superou as expectativas, desde o número de visitantes, às inúmeras atividades que se realizaram.

Contribuir, em plena época baixa, para a dinamização da economia e para a diversificação das atividades culturais e lúdicas do concelho de Ponte de Lima, foram os principais objetivos do evento, que se transformou num espaço de divulgação de atores, projetos, equipamentos e infraestruturas locais intimamente ligadas a áreas que são determinantes no desenvolvimento de todo e qualquer ser humano, das sociedades e por conseguinte, dos territórios.

Nesta que é a primeira edição da feira, com a finalidade da interação e da troca de experiências, foram convidadas a participar entidades e empresas ligadas à ciência e tecnologia, que pudessem dar algum contributo na temática do evento.
O certame que abriu na quinta-feira, 2 de fevereiro, dedicou os dois primeiros dias a acolher a comunidade educativa de Ponte de Lima, Cerveira, Monção, Espanha e Braga que participaram e dinamizaram em diversos ateliês, ao longo dos 54 stands disponíveis. Neste conjunto, destacamos os stands da DGE - Direção Geral de Educação sobre "Ambientes Educativos Inovadores" e "Visiunarium", onde as turmas podiam fazer diversas atividades práticas.

No sábado a realização do "III Workshop Infantil de Ciência" com a presença de cientistas e professores participantes dos 11 Centros Educativos do Concelho, proporcionaram um dos momentos alto do evento. Nesta ação participaram ainda os Diretores dos Agrupamentos de Escolas, Executivo Municipal, e o prof. Dr. Jorge Rio Cardoso.

O Prof. Dr. Jorge Rio Cardoso apresentou uma palestra muito interessante e motivadora sobre o seu livro "Este Ano Vais ser o Melhor Aluno, Bora Lá?". Paralelamente decorreu ao longo de todo dia a "Maratona da Saúde" com rastreios de doenças cardiovasculares e aulas de Zumba dinamizadas ao longo do dia.

No domingo o ponto alto foram as demonstrações de tecnologia/robótica que decorreram ao longo da tarde. Para finalizar o Clube de Leitura de Freixo apresentou ao público o projeto que estão a dinamizar para as famílias leitoras.

Foi possível observar a presença de muitas Instituições de Ensino, famílias, empresas e membros de outros executivos municipais que não quiseram perder esta I Feira, que será sem dúvida uma iniciativa a repetir dado o sucesso alcançado com esta e o interesse já demonstrado por diversas entidades em estar presentes numa próxima iniciativa.

Veja o álbum de fotografias da feira: https://www.facebook.com/164072166980208/photos/?tab=album&album_id=1258756967511717