01 de Dezembro a 31 de Dezembro

Educação| 21 de Fevereiro de 2017

Técnica Responsável: Vera Henriques

No mês em que se comemora o Dia Mundial das Zonas Húmidas, e estando a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos classificada, desde o ano 2005, como Sítio Ramsar - 1613, as sessões da Área Projeto ‘A Flora da Área Protegida’ do mês de fevereiro foram dedicadas à comemoração desta data e às “Briófitas - a vegetação de zonas húmidas”.

Os Musgos e as Hepáticas são os principais representantes das Briófitas. São plantas pequenas, com poucos centímetros de altura, que vivem em locais húmidos e sombreados. Ao contrário da maioria das plantas, não possuem vasos condutores, especializados no transporte dos nutrientes, como a água. A água absorvida é transportada de célula em célula ao longo do corpo vegetal, um processo lento, que limita o seu crescimento.

Apesar de não ser muito comum numa área tão pequena, a Área Protegida apresenta um número considerável de espécies de Briófitas, devido à sua diversidade de habitats. Estes organismos, essenciais, criam condições para a acumulação de húmus e para a estabilização dos solos, fixam e germinam sementes, servem de alimento e proteção para diversas espécies de animais, acumulam biomassa, reciclam os nutrientes, participam no ciclo da água e no combate à erosão, entre outras ações. São ainda excelentes indicadores da qualidade do ar e da água dos habitats.

Assim como a grande maioria das zonas húmidas, estes organismos também se encontram ameaçados, no entanto, foram encontradas, na Área Protegida, espécies que são indicadoras de continuidade ecológica e de boa qualidade dos habitats - as maiores populações conhecidas em Portugal de Riccia huebeneriana, a espécie Bruchia vogesiaca com um elevado estatuto de conservação, bem como outras espécies raras e em perigo crítico de extinção na natureza.

Após uma breve explicação sobre a importância e a morfologia das Briófitas, os alunos da turma da Professora Daniela, da EB de Freixo, puderam observar, com o auxílio de lupas binoculares, as principais características destas espécies. Como o tempo permitiu, puderam ainda realizar uma breve saída de campo, para procurar e observar estes organismos no seu habitat natural.

As turmas das Professoras Aurora e Salomé, da EB de Arcozelo e da Correlhã, participaram na I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia, que decorreu de 02 a 05 de fevereiro, na Expolima, em Ponte de Lima. A Feira, que abriu ao público no Dia Mundial das Zonas Húmidas, contou com a presença de centenas de alunos de escolas do concelho que, para além de uma palestra e aula prática dedicadas ao rio Lima, proporcionou diversos ateliers e atividades pedagógicas, dedicados aos mais novos.