03 de Junho a 04 de Junho

I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia | 2 a 5 de fevereiro
Educação| 31 de Janeiro de 2017
 I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia | 2 a 5 de fevereiro

A I Feira de Educação, Ciência e Tecnologia, a realizar entre os dias 2 e 5 de fevereiro, insere-se num programa que visa contribuir, em plena época baixa, para a dinamização da economia e para a diversificação das atividades culturais e lúdicas do concelho de Ponte de Lima. Pretende constituir-se como um espaço de divulgação de atores, projetos, equipamentos e infraestruturas locais intimamente ligadas a áreas que são determinantes no desenvolvimento de todo e qualquer ser humano, das sociedades e por conseguinte, dos territórios.

Nesta que é a primeira edição da feira, com a finalidade da interação e da troca de experiências, foram convidadas a participar entidades e empresas ligadas à ciência e tecnologia, que pudessem dar algum contributo na temática do evento.

A inauguração desta I Feira de Educação, Ciência e Tecnologia acontecerá dia 2 (quinta-feira) pelas 15 horas, no espaço da Expolima. O programa deste certame será muito diversificado e pensado na participação de crianças e jovens com interesse nestas áreas. Todos os dias poderemos contar com ateliês de educação, ciência e tecnologia.
Logo no primeiro dia irá comemorar-se o Dia Internacional das Zonas Húmidas, com uma palestra desenvolvida por técnicos da Área Protegida das Lagoas, que versará sobre o rio Lima, com o tema “Projeto Rios/Zonas Húmidas”. Pelas 16h00, Nuno Queiroz do Centro de Investigação de Biodiversidade e Recursos Genéticos, apresenta uma palestra sobre “A tecnologia no estudo da vida selvagem: o caso dos tubarões”.

“Vale a pena estudar” é o tema da palestra levada a cabo pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima na manhã de sexta-feira; já ao final da tarde, a Associação Borealis irá proporcionar uma “Observação do céu noturno”, para vermos o céu com outros olhos. Às 20h30, o professor João Carlos Velho será o moderador de um momento de conversas soltas, proporcionado pelas escolas António Feijó, Arcozelo, Freixo e Ponte de Lima, intitulado o “Ambiente educativo ao longo dos tempos”.

No sábado, o dia começa com atividade física para quem queira participar na “Maratona da Saúde”, ou ainda no “Orifotopaper” pela vila de Ponte de Lima dinamizado pelo Centro Aventura, que carece de pré inscrição.
A parte da tarde será dedicada aos mais pequenos, com o “III Workshop Infantil de Ciência” promovido pela Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d´ Arcos e a colaboração dos Agrupamentos de Escolas António Feijó, Freixo, Ponte de Lima e Arcozelo. Às 18h30 vai ser apresentado uma peça de teatro sobre o corpo humano, intitulado “Bichos-carpinteiros”, pelo Grupo de Teatro Carruagem vai à Escola. Para encerrar a noite, o Prof. Dr. Jorge Rio Cardoso pretende incentivar os jovens a gostar mais da escola através da palestra “Este ano vais ser o melhor aluno. Bora lá?”.

A feira encerra no domingo, com a manhã preenchida por demonstrações e por mais um “Orifotopaper” pela vila de Ponte de Lima, e a partir das 15h00 haverá lugar para várias demonstrações de robótica, com a participação do Agrupamento de Escolas de Freixo, Ponte de Lima, Escola Profissional do Alto Minho e Centro de Formação da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica – Núcleo de Arcos de Valdevez.

Vão estar envolvidas neste certame várias escolas, instituições e empresas de renome, todas dentro da temática, entre as quais: Agrupamento de Escolas António Feijó, Arcozelo, Freixo, Ponte de Lima, EPRALIMA, ESE Viana do castelo, ESA Ponte de Lima, EPPL Ponte de Lima, Universidade Fernando Pessoa, FTCODE, CLA – Universidade, CENFIPE, CENFIM, Direção Geral de Educação, Ipatimut (Instituto de Inovação e Investigação do Porto), CEIIA, Aberta CJR - Energias Renováveis, Centro de Ciência Viva de Guimarães, Núcleo Interativo de Astronomia, Visionarium, Areal Editores, Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Arrobabit, weproductise, Centro Aventura e a APPACDM Ponte de Lima.

Programa da I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia - 2 a 5 fevereiro (PDF | 631 kb)

Atividades:

Ambientes Educativos Inovadores - DGE Laboratório - Visionarium

Vale a pena estudar Observação do Céu Noturno

Conversas Soltas Maratona da Saúde

Orifotopaper III Workshop Infantil de Ciência

Teatro - Bichos Carpinteiros Este ano vais ser o melhor aluno! Bora lá?

Fichas de Inscrição:

Observação do Céu Noturno (PDF | 103 kb)
   Maratona da Saúde (PDF | 59 kb)
   Orifotopaper (PDF | 62 kb)

Consulte toda a informação em: http://www.visitepontedelima.pt/pt/turismo/i-feira-da-educacao-ciencia-e-tecnologia/