01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro
  Oficinas de Páscoa 2018

| 24 de Novembro de 2016
23 de novembro | Dia da Floresta Autóctone
Plantar e Cultivar o gosto pelas espécies nativas!

A Área Protegida e a Escola Básica das Lagoas assinalaram o Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro, estabelecido para promover e divulgar a importância para a preservação das florestas naturais. Esta comemoração permite sensibilizar, envolvendo a comunidade escolar, garantindo assim um futuro mais promissor rumo à tão desejada sustentabilidade dos nossos espaços florestais.

Para o efeito, um colaborador da Área Protegida, a turma do 6º ano com a sua professora de ciências e a coordenadora da Escola deslocaram-se ao Parque Florestal numa visita em que foram tratados temas relacionados com a floresta autóctone. A alegria e a vontade com que os intervenientes percorreram o espaço demonstram bem do interesse dedicado à temática, refira-se a participação dos mesmos intervenientes num outro projeto cujo tema é precisamente a Floresta Autóctone.

Com um trabalho delicado e sensível, tem sido possível eliminar gradualmente as espécies exóticas, permitindo o reaparecimento de espécies nativas através de regeneração natural ou por via da plantação efetuada pela Área Protegida.

Disso são exemplos duas parcelas que podem ser visitadas e admiradas junto ao Centro de Interpretação Ambiental, onde vegetam várias espécies de diferentes idades, alturas e cores, formando bosquetes de importante valor para o ecossistema em que estão inseridos!

Na Área Protegida e na Quinta de Pentieiros, nomeadamente no seu Parque Florestal, tudo tem sido feito no sentido de transformar a zona num dos melhores e mais dignos exemplos da região no que respeita à preservação e proliferação do número e variedade de espécies arbóreas e arbustivas autóctones.

Também no Parque Florestal tem havido uma grande preocupação em recuperar toda a capacidade da área e apesar do devastador incêndio do último verão, que varreu a quase totalidade do espaço, decorrerá já no próximo dia 10 de dezembro, no âmbito da comemoração do 16.º aniversário da Área Protegida, uma ação de arborização que contará, entre outros, com a participação da comunidade local.

24 de Janeiro
  Novo mecanismo de indemnização por prejuízos atribuídos ao lobo
Bebéteca: uma sessão de histórias com música para bebés, crianças e famílias
publicada em: 21.02.2018

No próximo dia 24 de fevereiro de 2018, pelas 10h30, a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima promove mais uma sessão da Bebéteca.

A atividade integra a dinamização da leitura do livro <

Oficinas Culturais do CIT Arrancam com Sucesso
publicada em: 20.02.2018

A primeira oficina cultural do Centro de Interpretação do Território (CIT) de Ponte de Lima – dedicada à confeção de lenços de namorados ou de amor – registou um n&ua