01 de Dezembro a 31 de Dezembro

Arranque do Serviço Educativo 2016/2017
Educação| 19 de Outubro de 2016
Arranque do Serviço Educativo 2016/2017

O Programa de Apoio às Áreas Projeto, a proposta de ação do Serviço Educativo que melhor reflete o potencial pedagógico da Área Protegida, teve início no passado dia 06 de outubro terminando em maio de 2017. Durante este período a Área Protegida e a Quinta de Pentieiros irão receber, mensalmente, as cerca de 600 crianças, provenientes de 11 instituições de ensino do concelho, que trabalharão os temas: ‘A Biodiversidade das Zonas Húmidas', ‘A Flora da Área Protegida', ‘Floresta', ‘Mundo Rural' e ‘Usos e Funções das Plantas Aromáticas e Medicinais'.

Com o intuito de garantir o envolvimento das várias comunidades educativas alvo do Programa de Apoio às Áreas Projeto, as crianças serão convidadas a desenvolver trabalhos, com as suas famílias, que, no final do ano letivo, integrarão uma exposição, no Centro de Interpretação Ambiental.

O Serviço Educativo 2016/2017 pressupõe ainda o apoio da mensal do Serviço Área Protegida às 12 turmas, cerca de 250 crianças, responsáveis pela dinamização dos Espaços Ciência Divertida de Ponte de Lima. Ao longo do ano letivo, estas crianças serão envolvidas no planeamento e preparação de mais uma grande festa ligada à Ciência, o III Workshop Infantil de Ciência, que será realizado em abril de 2017.

Para o presente ano letivo foram ainda submetidas e aprovadas quatro candidaturas ao Programa de Apoio aos Projetos Escolares, que irão envolver mais de 400 crianças de 2 instituições de ensino do concelho em torno de projetos associados a temáticas ambientais e/ou ao espaço rural.

O programa de apoio às Áreas Projeto e Projetos Escolares será encerrado com o ‘XI Acampamento Natureza e Mundo Rural', a realizar no primeiro fim-de-semana de junho, na Quinta de Pentieiros.

Para finalizar realçam-se, ainda ano âmbito do Serviço Educativo da Área Protegida, a organização e concretização da III Edição do Festival de Jardins Escolinhas, onde se prevê a participação de 11 turmas das escolas do concelho, bem como o apoio que, anualmente, é prestado, a título gratuito, aos utentes de instituições de acolhimento a seniores e a pessoas portadoras de deficiência nos projetos ‘Horta para Todos' e ‘Hipoterapia', que decorrem na Quinta de Pentieiros.