Dia da Floresta Autóctone
01 de Novembro a 30 de Novembro

Serviços| 01 de Setembro de 2016
Oficinas de verão - 22 a 26 de agosto

Na penúltima semana do mês de agosto, decorreu mais uma oficina de verão na Quinta de Pentieiros. Com os temas "Mundo Rural" e "Desporto Aventura e Natureza" as crianças participantes usufruíram de uma semana recheada de diferentes atividades.

Com as apresentações feitas, a primeira atividade foi a recolha de pegadas de equinos. Tivemos a colaboração de técnicos especializados no tratamento de cavalos e, com a mistura do gesso já preparada obtivemos a pegada da garrana Zita.

No segundo dia, as atenções foram voltadas novamente para os equinos, onde as crianças andaram a cavalo, mas desta vez com a garrana Quifa.

Já a meio da semana, foi dia de sair da Quinta de Pentieiros e irmos até Ponte de Lima. A manhã foi ocupada com uma visita guiada ao Museu dos Terceiros, onde fomos recebidos pela Joana e pela Ana. Depois de estar feita a apresentação do museu as atenções voltaram-se para a exposição que estava a decorrer, o ART-MAP. Uma exposição de arte contemporânea, com interesse artístico que visa divulgar diversas obras de escritores e artistas plásticos de diversas nacionalidades e colocá-las em diálogo com a população através de um circuito de exposições coletivas de arte nos monumentos, museus ou galerias da nossa vila.

Ao fim da manhã, foi hora de ir até ao Largo de Camões, local marcado para receber o nosso Campeão da Canoagem Fernando Pimenta. As crianças aguardaram ansiosamente a sua chegada, sendo no fim presenteados com os cumprimentos do tão idolatrado Fernando Pimenta.

A tarde foi passada no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima. Fomos gentilmente recebidos pelos bombeiros João Pedro e Edgar, em que depois das suas apresentações nos mostraram as instalações do Quartel. Explicaram quais as suas funções e abordaram ainda a questão da prevenção de incêndios e a questão da emergência médica salientando o que devemos ou não fazer numa situação emergente. Conheceram ainda o Comandante dos Bombeiros Voluntários, Carlos Lima, que presenteou os nossos participantes com a oportunidade de subirem bem alto na escada de combate a incêndios.

Ao quinto dia, as atividades passaram a estar ligadas ao desporto e à natureza. Desta forma, slide, arvorismo, matraquilhos, cama elástica e, tiro com arco foram as atividades decididas para este dia.

O último dia foi dedicado à confeção de pizzas para o lanche. Assim, começamos por fazer a massa para a pizza e, enquanto esta levedava as crianças puderam realizar jogos de dinâmica de grupo. Da parte da tarde, foi tempo de esticar a massa e preparar os ingredientes, para à hora do lanche as pizzas estarem prontas.

Os banhos na piscina foram também um ponto marcante todos os dias desta semana.

O mundo rural aliado ao desporto e natureza marcou presença para os audazes participantes, numa semana recheada de aventura e emoção.

O entusiamo dos monitores e crianças esteve sempre presente permitindo momentos de verdadeira alegria!