Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Ambiente
Educação
Serviços
Turismo
Alojamento
Percursos e Rotas
Atividades
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Maio a 31 de Maio
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
03 de Junho a 04 de Junho
  XI Acampamento Natureza e Mundo Rural
26 de Junho a 01 de Setembro
  Oficinas de verão 2017
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:



Visita da EB de Ponte de Lima à Universidade Fernando Pessoa
Educação| 14 de Abril de 2016
Visita da EB de Ponte de Lima à Universidade Fernando Pessoa
Visita da EB de Ponte de Lima à Universidade Fernando Pessoa
Programa de Apoio aos 'Espaços Ciência Divertida de Ponte de Lima'

Técnica Responsável: Sandra Pereira

No dia 11 de abril, foi a vez da turma do 3º ano da Escola Básica de Ponte de Lima, sob a responsabilidade da Professora Rosa Rocha, visitar a Universidade Fernando Pessoa.

Gentilmente recebida pela Bibliotecária Rosa Hiller, a turma foi encaminhada para a sala de Anatomia onde travou conhecimento com a Professora Dr.ª Maria Dolores Monteagudo.

Esta docente, interagindo com os alunos, começou por explicar a importância de observar e pensar, antes de falar, um dos princípios básicos da ciência.

Depois, partiu com toda a turma, numa viagem pelo corpo humano:

explicou que profissionais começavam a aprender naquela sala, os enfermeiros e os fisioterapeutas, convidando os meninos e meninas, que assim entendessem a estudar ali, um dia mais tarde;

fez notar que a disciplina por si lecionada estudava os órgãos e sua função, falando dos diversos sistemas do corpo humano, tais como o circulatório, o digestivo e o músculo-esquelético.

no sistema circulatório explicou a diferença entre sangue venoso e sangue arterial. Abriu, também, um aparte alertando a turma para os benefícios da exposição solar e a necessidade de proteção da pele.

abriu um espaço a perguntas em que esclareceu que o nosso corpo tem 212 ossos, os órgãos são tantos que ainda não os tinha contado até agora, o intestino grosso mede 1,5m e o delgado 6m. Os nosso cabelos crescem porque temos debaixo da pele uma espécie de sementes, que não são mais do que um conjunto de células chamados folículos pilosos.

falou, ainda do olho e do cérebro. O olho recebe a luz através da retina mas o cérebro é que interpreta a imagem. O cérebro é um órgão muito importante do corpo humano que deve ser alimentado, exercitado e não prejudicado por substâncias tóxicas. Neste sentido, todas as crianças não podem falhar o pequeno almoço para conseguirem usar o cérebro na escola.

elogiou a pertinência das questões e observações dos alunos que achou muito bem preparados fruto do trabalho da sua professora.

Depois de todas estas explicações, ainda houve tempo para uma visita à sala de treino dos enfermeiros.

Visita da EB de Ponte de Lima à Universidade Fernando Pessoa
Visita da EB de Ponte de Lima à Universidade Fernando Pessoa
Visita da EB de Ponte de Lima à Universidade Fernando Pessoa
Visita da EB de Ponte de Lima à Universidade Fernando Pessoa
Visita da EB de Ponte de Lima à Universidade Fernando Pessoa
Visita da EB de Ponte de Lima à Universidade Fernando Pessoa
Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo

 

Mais notícias da categoria: Educação
Serviço Educativo - Ciência Divertida | 11.05.2017
Serviço Educativo 2017/2018 | 09.05.2017
Serviço Educativo - Mundo Rural | 06.04.2017
Serviço Educativo - Usos e Funções das Plantas Aromáticas e Medicinais | 05.04.2017
Serviço Educativo - Mundo Rural | 30.03.2017
 
Avisos
Categorias
16 de Maio
  Recomendações de adoção de práticas de utilização racional de água para rega
19 de Abril
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
22 de Março
  Candidaturas ao Pedido Único (PU)
28 de Novembro
  Inspeção Obrigatória dos Pulverizadores para Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
24 de Novembro
  Limpeza de cursos de água
Todos os Avisos
Notícias do Município
Natureza Mágica: Mar, Mata e Magia | Exposição de Pintura na Torre da Cadeia Velha ? Ponte de Lima | 1 de Junho
publicada em: 22.05.2017

O Município de Ponte de Lima inaugura, no próximo dia 01 de junho, na Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, uma exposição de pintura intitulada "Mar, Mata e Magia", da artista brasileira Edith Rizzo. A par desta exposição, também é lançado o livro de contos "O Mundo Mágico das Fadas Elementais", da autoria da escritora limiana Elisabete Araújo. A obra está traduzida para inglês e francês e as suas ilustrações são da autoria de Edith Rizzo.

Edith Rizzo nasceu a 03 de março de 1966, em Santa Adélia, no estado de São Paulo, no Brasil. Começou o seu percurso como pintora aos seis anos de idade, com pequenos esboços e aos dez anos de idade já pintava pequenos retratos. Em 2015, a artista recebe o título de Chevalier Academicienne, pela Mundial Art Acadamie (MAA), em França; em 2016 é condecorada com os títulos de Delegada Cultural e Embaixadora da Paz, pela CONBLA – Confederação Brasileira de Letras e Artes – e em 2011 e 2012 é galardoada pela Rede Globo na Galeria TV Rio Sul. Atualmente vive na cidade brasileira de Paraty, onde leciona matemática, sem nunca abandonar o seu percurso artístico, na pintura, com características muito próprias como se podem apreciar em Mar, Mata e Magia.

Elisabete Araújo, nasceu em Luanda, Angola, a 01 de setembro de 1969. Regressou a Portugal, com os pais, mais concretamente a Ponte de Lima, quando tinha apenas seis anos de idade. Impulsionada por uma terra de lendas e poesia, como é Ponte de Lima, cedo descobriu a paixão pela escrita e, aos 16 anos, já os seus textos eram publicados em publicações regionais. Em 2011, publica o seu primeiro livro, intitulado "Mêda – Entre a Serra e o Douro", onde contou com a colaboração do seu filho António Jorge, na fotografia. Viveu durante 25 anos em Vila Nova de Gaia, exercendo funções de Gestora de Recursos Humanos, numa multinacional e, em 2012, regressa a Ponte de Lima, onde é gerente e formadora numa empresa de formação. A escrita continua a ser a sua grande paixão.

O gosto pela natureza e pelas figuras que preenchem o imaginário comum, uniu as duas artistas e, muito embora estejam separadas por milhares de quilómetros, decidiram concretizar este projeto juntas, direcionado, em particular, aos mais pequenos.

Após a inauguração da exposição e da apresentação do livro, haverá lugar a uma degustação de produtos Luso-Brasileiros para todos os que quiserem participar, e haverá uma pequena peça de teatro alusiva à obra apresentada, representada pelo grupo de teatro Pequenos Atores do Lima.

A inauguração da exposição "Mar, Mata e Magia", de Edith Rizzo, e a apresentação do livro "O Mundo Mágico das Fadas Elementais" de Elisabete Araújo, terão lugar pelas 19 horas, na Torre da Cadeia Velha, sendo que a exposição estará patente na Torre da Cadeia Velha, até ao dia 25 de junho.

Tertúlia: Que Escola construir para dar resposta ao aluno de hoje?
publicada em: 22.05.2017

Professor Jorge Rio Cardoso é um dos convidados do Cenfipe no âmbito do ciclo "Pais e Professores à beira de um ataque de nervos" que depois do êxito alcançado em Ponte de Lima, encerrará no próximo dia 27 de maio, em Arcos de Valdevez.

Aproveitando o momento, o Centro Europe Diret de Ponte de Lima e o projeto da Escola Embaixadora do Parlamento Europeu / Clube Europeu da Escola Secundário de Ponte de Lima, com o apoio do Município de Ponte de Lima e a colaboração dos Agrupamentos de Escolas do Concelho vão promover a Tertúlia "Que Escola construir para dar resposta ao aluno de hoje?", no dia 26 de maio, pelas 14h00, na Mercearia da Vila, em Ponte de Lima.

As inscrições são limitadas a 30 participantes, devendo os interessados fazer a inscrição para europedirect.ptl@gmail.com.

Município de Ponte de Lima inaugura exposição de pintura de Carlos Calheiros
publicada em: 22.05.2017

O Município de Ponte de Lima inaugura no próximo dia 3 de junho, pelas 18h00, uma exposição de pintura de Carlos Calheiros, intitulada "A terra que me viu crescer". A mostra, que estará patente ao público na varanda interior da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, integra trabalhos de pintura a óleo e a aguarela sobre a histórica vila alto minhota e os elétricos do Porto.

A cerimónia de abertura da exposição individual de pintura incluirá momentos de declamação de poesia e apontamentos musicais.

"A terra que me viu crescer" poderá ser visitada até ao dia 17 de junho.

Sobre o artista:
Natural de Refoios do Lima, concelho de Ponte de Lima, Carlos Calheiros exerce funções de Técnico Superior na ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho. Profundamente ligado ao mundo do desporto, Carlos Calheiros ocupa o cargo de vice-presidente da AFVC – Associação de Futebol de Viana do Castelo, tendo passado pela A.D."Os Limianos" e pelo "Viana Taurino Clube" na qualidade de atleta.
Desenvolve há cerca de um ano trabalhos de pintura, estando atualmente inscrito na escola SOARTE de Viana do Castelo.

Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :