01 de Dezembro a 31 de Dezembro

Educação| 14 de Abril de 2016
Programa de Apoio aos 'Espaços Ciência Divertida de Ponte de Lima'

Técnica Responsável: Sandra Pereira

No dia 11 de abril, foi a vez da turma do 3º ano da Escola Básica de Ponte de Lima, sob a responsabilidade da Professora Rosa Rocha, visitar a Universidade Fernando Pessoa.

Gentilmente recebida pela Bibliotecária Rosa Hiller, a turma foi encaminhada para a sala de Anatomia onde travou conhecimento com a Professora Dr.ª Maria Dolores Monteagudo.

Esta docente, interagindo com os alunos, começou por explicar a importância de observar e pensar, antes de falar, um dos princípios básicos da ciência.

Depois, partiu com toda a turma, numa viagem pelo corpo humano:

explicou que profissionais começavam a aprender naquela sala, os enfermeiros e os fisioterapeutas, convidando os meninos e meninas, que assim entendessem a estudar ali, um dia mais tarde;

fez notar que a disciplina por si lecionada estudava os órgãos e sua função, falando dos diversos sistemas do corpo humano, tais como o circulatório, o digestivo e o músculo-esquelético.

no sistema circulatório explicou a diferença entre sangue venoso e sangue arterial. Abriu, também, um aparte alertando a turma para os benefícios da exposição solar e a necessidade de proteção da pele.

abriu um espaço a perguntas em que esclareceu que o nosso corpo tem 212 ossos, os órgãos são tantos que ainda não os tinha contado até agora, o intestino grosso mede 1,5m e o delgado 6m. Os nosso cabelos crescem porque temos debaixo da pele uma espécie de sementes, que não são mais do que um conjunto de células chamados folículos pilosos.

falou, ainda do olho e do cérebro. O olho recebe a luz através da retina mas o cérebro é que interpreta a imagem. O cérebro é um órgão muito importante do corpo humano que deve ser alimentado, exercitado e não prejudicado por substâncias tóxicas. Neste sentido, todas as crianças não podem falhar o pequeno almoço para conseguirem usar o cérebro na escola.

elogiou a pertinência das questões e observações dos alunos que achou muito bem preparados fruto do trabalho da sua professora.

Depois de todas estas explicações, ainda houve tempo para uma visita à sala de treino dos enfermeiros.