Serviço Educativo - A Biodiversidade das Zonas Húmidas
Educação| 08 de Março de 2016
Serviço Educativo - A Biodiversidade das Zonas Húmidas

Técnico Responsável: Paulo Pimenta

No mês de fevereiro, as crianças inscritas na Área Projeto - A Biodiversidade das Zonas Húmidas, do Serviço Educativo das Lagoas, realizaram o estudo da qualidade da água da Lagoa de S. Pedro d'Arcos, com base na prospeção de macroinvertebrados existentes no local.

Para tal, realizou-se a recolha de uma amostra de água onde, mais tarde, no laboratório do Centro de Interpretação Ambiental, com recurso a lupas, observaram a existência de animais que aparentemente e a olho nu pareciam não estar lá.

Concluiu-se, para além da elevada biodiversidade de macroinvertebrados existente, que a água da Lagoa é classificada como muito boa ou excelente para a fauna, comparando os resultados obtidos, com estudos científicos existentes sobre este assunto.

Neste dia, os alunos inscritos nesta Área Projeto aprenderam que existe um mundo de vida minúscula, muito importante para o equilíbrio do ecossistema, que muitas vezes desprezamos, porque não os vemos com facilidade.