26 de Junho a 01 de Setembro
  Oficinas de verão 2017

Protocolo entre o Município de Ponte de Lima, Agrupamento de Escolas de Arcozelo, Agrupamento de Escolas António Feijó e a AAPEL
Serviços| 09 de Dezembro de 2015
Considerando a importância que a prática de atividades equestres proporciona a alunos e utentes, com necessidades educativas especiais e/ou com multideficiência, a Câmara Municipal de Ponte de Lima, aprovou a celebração de um protocolo com os Agrupamentos de Escolas de Arcozelo; António Feijó e Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana.

Face à necessidade que estas instituições apresentam, e no âmbito da sua política de apoio social, a Câmara Municipal dispõe e disponibiliza, através do Serviço da Área Protegida, de infraestruturas, equipamentos, recursos humanos e animais dedicados às referidas atividades.

As atividades equestres, com fins terapêuticos, permitem obter excelentes resultados na melhoria da qualidade de vida dos seus praticantes, via benefícios promovidos aos níveis cognitivo emocional e social.

A celebração do protocolo de cooperação, está agendada para o dia 11 de dezembro - Dia de Aniversário da Área Protegida, às 11h45, na Quinta de Pentieiros.

De acordo com o protocolo, o Município de Ponte de Lima, compromete-se a disponibilizar e a desenvolver anualmente, na Quinta de Pentieiros e, a título gratuito, um conjunto de atividades equestres para os alunos destas instituições com necessidades educativas especiais e/ou com multideficiência, com vista ao seu desenvolvimento biopsicossocial, visando a sua integração, autonomia e inserção social.

Por sua vez, as três instituições comprometem-se a identificar, anualmente, os alunos que pretendem ver integrados no presente protocolo, bem como a definir, em função da disponibilidade de acolhimento do Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima, o programa e calendarização das atividades equestres a realizar; assumindo eventuais encargos inerentes à concretização do presente protocolo, nomeadamente ao nível dos seguros e do transporte dos alunos/utentes da instituição para a Quinta de Pentieiros e vice-versa.

Será ainda de sua competência prestar, ao Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima, toda a informação que considerem pertinente para o desenvolvimento das atividades em causa, procurando garantir que as mesmas decorram em segurança e se ajustem às limitações de cada participante.

Neste contexto, convidamos V. Exª assistir à cerimónia de assinatura do supracitado protocolo entre o Município de Ponte de Lima e os Agrupamentos de Escolas de Arcozelo; António Feijó e Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, na Quinta de Pentieiros, na próxima sexta-feira, 11 de dezembro, às 11h45.