01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro

Ambiente| 19 de Novembro de 2015
Serviço Educativo - A Biodiversidade das Zonas Húmidas

Técnico Responsável: Paulo Pimenta

A Área Projeto 'A Biodiversidade das Zonas Húmidas' teve início no dia 19 de outubro, com as turmas do CE das Lagoas e da EB1 de Rebordões Souto a realizarem uma visita de estudo à Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos. Esta que é uma das Zonas Húmidas existentes no nosso concelho e a única classificada como Zona Húmida de Importância Internacional pela Convenção de Ramsar, na região norte de Portugal.

Para além do estudo desta Área Protegida e do rio Lima, um dos mais importantes valores ambientais do nosso território, os alunos desta Área Projeto elegeram monitorizar o percurso de água que atravessa a área de residência e de localização da escola. Assim, os alunos do CE das Lagoas escolheram estudar e monitorizar o rio Estorãos e os alunos da EB1 de Rebordões Souto selecionaram fazer o mesmo sobre o rio Trovela.

Foi assim lançado o ponto de partida para que, durante este ano letivo, estes alunos melhorem os seus conhecimentos sobre as Zonas Húmidas, sobre o território e sobre a especificidade da Biodiversidade que existe nestes locais. Acima de tudo, é essencial que tomem consciência da importância da proteção e preservação destes recursos.