01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro

Arranque do Serviço Educativo 2015/2016
Ambiente| 16 de Outubro de 2015
Arranque do Serviço Educativo 2015/2016

O ‘VI Abraço ao rio Lima' marcou o arranque do Serviço Educativo da Área Protegida das Lagoas para o ano letivo 2015/2016. Mais de 1500 participantes de instituições de ensino e IPSS's de Ponte de Lima, aos quais se juntaram 80 alunos e professores de Xinzo de Limia, cidade galega geminada com Ponte de Lima e onde nasce o rio que nos une, abraçaram o Lima, numa ação comemorativa dos Dias Nacional da Água e Internacional do Idoso.

O Programa de Apoio às Áreas Projeto teve início no dia 05 de outubro e é, de entre as ações do Serviço Educativo, a que melhor reflete o potencial pedagógico da Área Protegida. Pela primeira vez, e em resultado de uma mesa redonda, realizada em fevereiro de 2015, com um conjunto de professores de instituições de ensino do concelho, as inscrições foram aceites por ponderação, tendo em conta o número de alunos/turmas dos quatro Agrupamentos de Escolas existentes em Ponte de Lima.

Com este novo método de seleção, todos os pedidos de inscrição, apresentados pelas direções dos Agrupamentos, foram aceites. Cerca de 750 crianças de todas as freguesias do concelho de Ponte de Lima marcarão presença na Área Protegida e Quinta de Pentieiros, mensalmente, para trabalhar os temas: ‘A Biodiversidade das Zonas Húmidas', ‘Floresta', ‘Usos e Funções das Plantas Aromáticas e Medicinais', ‘Produção Vegetal' e ‘Produção Animal'.

Como forma de envolver toda a comunidade, serão ainda desenvolvidos trabalhos conjuntos com as famílias destas crianças, que integrarão uma exposição, no Centro de Interpretação Ambiental da Área Protegida, no final do ano letivo.

A estas crianças juntam-se mais de 270, de 12 turmas, responsáveis pelos Espaços Ciência Divertida de Ponte de Lima que, mensalmente, receberão a visita dos técnicos do Serviço Área Protegida para promover atividades experimentais e proceder à monitorização dos Espaços.

Foram ainda submetidas e aprovadas três candidaturas ao Programa de Apoio aos Projetos Escolares: ‘Ambiente e Mundo Rural' da EB das Lagoas, ‘Rio Lima - Proteger e Reabilitar' e ‘A Minha Horta', ambas da EB de Ponte de Lima, um total de cerca de 150 crianças que, ao longo do ano letivo, também receberão o apoio do Serviço Área Protegida.

Destaque para a segunda edição do ‘Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima'. Das propostas apresentadas serão selecionados 11 jardins/turmas, que serão automaticamente integrados no Serviço Educativo da Área Protegida, beneficiando do apoio necessário à implementação do projeto, integrado no Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.

O programa de apoio às Áreas Projeto e Projetos Escolares será encerrado com o 'X Acampamento Natureza e Mundo Rural', no início de junho de 2016, no Parque de Campismo da Quinta de Pentieiros.

De realçar ainda o apoio prestado, a título gratuito, a mais de 100 utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social e de Unidades de Apoio a alunos com Multideficiência, nos projetos 'Horta para Todos' e 'Hipoterapia', que decorrem na Quinta de Pentieiros.