Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro Alimentar Nuno Brito preside à inauguração do Centro de Interpretação e Vivência Ativa da Natureza - Quarteis de Santa Justa
Ambiente| 16 de Julho de 2015

O Município de Ponte de Lima e a Comissão da Fábrica da Igreja de S. Pedro d´Arcos inauguram no próximo dia 19 de julho, às 11h30, o Centro de Interpretação e Vivência Ativa da Natureza, Quarteis de Santa Justa.

Outrora local muito utilizado como albergue pelos romeiros, caminhantes e peregrinos, intimamente ligados à festa de Santa Justa, conotada como tradição equestre da região, ligação muito estreita aos cavalos da raça garrana, a requalificação dos Quartéis de Santa Justa assentou na construção existente, mantendo as estruturas que caracterizam o local, sendo reconvertido num Centro de Interpretação e Vivência Ativa da Natureza.

Desta forma, pretende-se apostar numa estratégia de qualificação e diversificação de oferta de património e de turismo, criando um espaço de atração turística, beneficiando da localização geográfica que poderá culminar numa ligação natural e simbólica entre a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e a Serra d´Arga.

Neste contexto, o Centro de Interpretação e Vivência Ativa da Natureza, funcionará como um ponto de partida e um equipamento de apoio para a descoberta da área envolvente, nomeadamente a proximidade com a Serra d´Arga e o lugar de Cerquido, na freguesia de Estorãos, sendo uma nova oferta de alojamento, com camaratas e espaços de apoio ao acolhimento de visitantes.

A empreitada do "Centro de Interpretação e Vivência Ativa da Natureza - Reabilitação dos Quartéis de Santa Justa" é um investimento incluído na operação Pro|Seguindo, aprovada pelo Programa Operacional da Região Norte (ON.2). O valor da adjudicação foi de 227.726,15€+Iva.

De salientar que o Pro|Seguindo é uma candidatura no âmbito do QREN, promovido pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Convite