26 de Junho a 01 de Setembro
  Oficinas de verão 2017

Espaços Ciência Divertida instalados nos 12 Centros Educativos do Concelho de Ponte de Lima
Educação| 07 de Maio de 2015
Os 12 Centros Educativos do Concelho de Ponte de Lima já dispõem de uma sala dedicada à Ciência. No dia 5 de maio foram inaugurados os últimos três Espaços Ciência Divertida na EB1 da Correlhã e nos Centros Educativos do Trovela e da Facha.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes presidiu à abertura dos Espaços, acompanhado pelo restante Executivo Municipal, concluiu que "estamos a terminar um périplo da abertura de 12 Espaços do Ciência Divertida, cujas salas são um lugar de aprendizagem e vivência de experiências e aventuras." O autarca realçou ainda que este projeto complementa "um trabalho notável que as nossas escolas estão a fazer, comprovando a aposta do Município na Educação, num conjunto de infraestruturas e equipamentos, que asseguram em conjunto com toda a comunidade o êxito da nossa Educação."

Em dia de abertura do Ciência Divertida na Escola EB1 da Correlhã, marcaram presença e mostraram as suas experiências três alunos do 9º ano que recentemente ganharam a medalha de ouro nas Olimpíadas de Química. As experiências dos medalhados animou ainda mais o grupo de cientistas das turmas dos alunos do 2º e 3º ano, que escolheram como mascote para o seu grupo a Joaninha.

O Esquilo Kiko é a mascote do Espaço Ciência Divertida inaugurado ontem no Centro Educativo do Trovela, onde os pequenos cientistas, criativos e inovadores apresentaram as suas experiências.

O 12º Espaço Ciência Divertida abriu no Centro Educativo da Facha, onde os alunos do 4º ano são os cientistas. Sendo esta uma Eco-Escola, elegeram como mascote o Galo Pedrês, ao qual deram o nome de Pica-Milho.

O modelo implementado em cada Espaço Ciência Divertida aborda as seguintes temáticas: Água, Geologia, Corpo Humano, Sistema Solar, Biodiversidade e Espaço Divertido, temas comuns em todos os espaços, cabendo a cada escola evidenciar as suas potencialidades próprias. A comunidade educativa aderiu ao projeto de forma empenhada, considerando estas salas uma mais-valia, uma fonte de aprendizagem e de conhecimento. Os professores, para acompanhar os trabalhos, têm ao seu dispor um caderno orientador do ensino, em função do equipamento e material que o espaço dispõe.

Galerias de imagens:

Inauguração do Espaço Ciência Divertida da Correlhã