Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Ambiente
Educação
Turismo
Alojamento
Percursos e Rotas
Atividades
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Fevereiro a 28 de Fevereiro
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
26 de Março a 06 de Abril
  Oficinas de Páscoa 2018
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:



Terra Incubadora de Empresas – Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova candidatura “Produção de sidras e de outras bebidas fermentadas de frutos”
| 06 de Maio de 2015
Terra Incubadora de Empresas – Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova candidatura “Produção de sidras e de outras bebidas fermentadas de frutos”
Terra Incubadora de Empresas – Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova candidatura “Produção de sidras e de outras bebidas fermentadas de frutos”
No âmbito do projeto Terra Incubadora de Empresas, que visa potenciar o surgimento de micro empresas na área da organização e promoção turística, a Câmara Municipal aprovou na reunião realizada a 30 de março, uma candidatura com a seguinte designação, "Produção de sidras e de outras bebidas fermentadas de frutos", a laborar nas Antigas Instalações da Cooperativa de Estorãos, espaço da responsabilidade da Câmara Municipal.

O projeto, que visa acrescentar valor a este produto pretende recuperar e utilizar variedades tradicionais de maçãs. A autoria do projeto é das jovens Marlene Sofia Araújo e Patrícia Araújo Monte, que de acordo com a candidatura apresentada pretendem desenvolver uma gama de sidras de maçã, ambicionando no futuro avançar para uma segunda etapa, que dinamize e inove a formulação base de origem da sidra.

Partindo do projeto de recuperação da sidra, Sidra Lagoas, desenvolvido pela Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, desde 2005, como forma de demonstrar a qualidade da bebida e viabilidade da sua comercialização, as promotoras, alunas da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo - ESA/IPVC, desenvolveram esta ideia com ajuda dos docentes da ESA/IPVC, ao abrigo do projeto Terra Incubadora.

A candidatura agora apresentada e aprovada tem como lema transformar esta ideia num negócio viável e é a consequência dos resultados obtidos pela candidatura executada ao abrigo da bolsa do passaporte para o empreendorismo do IAPMEI, para a qual as promotoras contaram com o apoio incondicional da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, nomeadamente ao nível de instalações e dos equipamentos e conhecimento imprescindíveis à transformação da maçã e à produção da sidra. Neste contexto, criaram uma parceria com o mesmo Enólogo da Sidra Lagoas e com a Escola de Hotelaria e Turismo para garantir a criação de um produto estável, conferindo-lhe segurança alimentar. Em simultâneo foi desenvolvida uma imagem e marca pela qual pretendem apresentar o produto ao mercado.

A última etapa do projeto prevê, através da recuperação de variedades tradicionais de maçã, lançar uma linha de sidras gourmet. Estas diferentes gamas de sidra, pretendem aumentar e diversificar o poder de escolha do consumidor em relação a linha de bebidas fermentadas de baixo teor alcoólico que existem neste momento no mercado.

Para consolidar e apoiar a dinamização do projeto, a Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a celebração de um protocolo de parceria para a cedência das Antigas Instalações da Cooperativa de Estorãos. A assinatura do protocolo está agendada para o dia 8 de maio, às 15 horas na Antiga Cooperativa de Estorãos.

Convite (PDF | 296 kb)

Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo

 

Avisos
Categorias
24 de Janeiro
  Novo mecanismo de indemnização por prejuízos atribuídos ao lobo
18 de Novembro
  Governo prolonga período crítico de incêndios até 23 de novembro
16 de Novembro
  Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola
07 de Novembro
  Governo volta a prorrogar período crítico de incêndios
07 de Novembro
  Proibição de produção e comercialização de plantas de citrinos no interior da zona demarcada
Todos os Avisos
Notícias do Município
Bebéteca: uma sessão de histórias com música para bebés, crianças e famílias
publicada em: 21.02.2018

No próximo dia 24 de fevereiro de 2018, pelas 10h30, a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima promove mais uma sessão da Bebéteca.

A atividade integra a dinamização da leitura do livro <

Oficinas Culturais do CIT Arrancam com Sucesso
publicada em: 20.02.2018

A primeira oficina cultural do Centro de Interpretação do Território (CIT) de Ponte de Lima – dedicada à confeção de lenços de namorados ou de amor – registou um n&ua

Executivo Municipal Visita obras da Nova Etar de Anais, Fornelos e Queijada e Rebordões Souto
publicada em: 16.02.2018

O Executivo Municipal de Ponte de Lima visitou no passado dia 14 de fevereiro as obras de construção da nova Etar, instalada em Rebordões Souto, com área de abrangê

Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :