01 de Dezembro a 31 de Dezembro

Educação| 04 de Maio de 2015
Visita a Xinzo de Limia

A turma 4 do 4º ano do Centro Educativo da Ribeira, vencedora do Pedypaper Ribeirinho - Concurso de Telas, realizado no V Abraço ao Rio Lima, a 01 de outubro de 2014, recebeu o tão aguardado prémio, uma viagem de dois dias a Xinzo de Limia, província espanhola onde nasce o rio Lima.

A viagem, que se realizou nos dias 16 e 17 de abril, contou ainda com a participação de alunos do Centro Educativo das Lagoas e da EB1 de Ponte de Lima, respetivos professores, os coordenadores das três instituições de ensino e o Diretor do Agrupamento de Escolas da António Feijó, num total de mais de 100 participantes.

A comitiva rumou bem cedo a Xinzo do Limia, onde foram recebidos pelos alunos dos CEIP Rosalía de Castro e CEIP Carlos Casares, instituições locais de ensino.

Depois do pequeno-almoço, realizou-se a receção oficial na Casa de Cultura e da Juventude, onde todos foram presenteados com um pequeno espetáculo protagonizado por um grupo galego de Gaita de Foles. O Alcaide do Município de Xinzo do Lima, António Pérez e respetivos Conselheiros, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, o Vereador da Juventude, a Vereadora da Ação Social e o responsável pelo Serviço Área Protegida, fizeram as honras, trocando palavras de amizade e lembranças.

No final da receção, a comitiva dirigiu-se até às margens do rio onde realizou o "Abraço ao rio Lima", ao mesmo tempo que foi declamado o poema "O Río" de Xavier Heraud. Plantaram, ainda, uma árvore como símbolo da amizade entre os dois municípios.

Depois do almoço seguiu-se a vista à nascente do rio Lima e à Aldeia do Couso Galán, reconstruída para turismo.

No segundo dia, depois da pernoita no Albergue em Muiños, o grupo, acompanhado dos alunos das instituições de ensino locais visitaram o conjunto arqueológico de Aquis Querquennis em Bande, dividindo a visita entre o Centro de Interpretação e as ruínas romanas, que incluem piscinas de água termal. A visita terminou nos dólmens de Maus de Salas, onde todos se despediram, até à vinda dos alunos de Xinzo a Ponte de Lima, em outubro próximo.

Galerias de imagens:

Dia 1 - 16 de abril de 2015