26 de Junho a 01 de Setembro
  Oficinas de verão 2017

Atividades| 12 de Novembro de 2014
Magusto Tradicional em Dia de S. Martinho

O lendário verão de S. Martinho teimou em não aparecer este ano, na realização do Magusto Tradicional promovido pelo Serviço Área Protegida.

Para abrigar os mais de 350 participantes que se juntaram a nós, na comemoração do Dia de S. Martinho, as atividades programadas foram realizadas no pavilhão do Centro Educativo das Lagoas.

Aos alunos desta instituição juntaram-se duas salas do Jardim-de-Infância do Centro Educativo da Ribeira e os utentes do Centro Comunitário de Refoios, Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, Centro Paroquial e Social de Fontão e Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Ponte de Lima.

Após as palavras de abertura proferidas pelo executivo municipal e pelo representante da instituição, passou-se à representação teatral da Lenda de S. Martinho. Não descurando a tradição, o Serviço Área Protegida lançou, este ano, o desafio a todas as instituições de reescreverem a "velha lenda". Um apelo à criatividade e imaginação de todos, com o intuito de apresentarem uma visão diferente e original da 'Lenda de S. Martinho'.

O guião vencedor, votado pelos técnicos do Serviço, foi apresentado à plateia pelos seus autores, a turma L4B do Centro Educativo das Lagoas. Os pequenos atores estiveram à altura do desafio, proporcionando um bom momento a todos os presentes.

Num momento de tréguas, o mau tempo acalmou e permitiu a realização da tão aguardada fogueira. A manhã terminou em festa. Um convívio salutar, entre gerações, onde não faltou a música, a dança, a brincadeira e as castanhas assadas.

Veja aqui a galeria de imagens do 'Dia de S. Martinho 11.11.2014'.

Conheça ainda o guião da Lenda 'O S. Martinho dos Nossos Dias' (PDF | 61 kb)