03 de Junho a 04 de Junho
  XI Acampamento Natureza e Mundo Rural

Serviços| 04 de Novembro de 2014
Clara Penha - Casa dos Sabores

A requalificação do restaurante tradicional Clara Penha, levada a cabo pelo Município de Ponte de Lima, deteve como principal objetivo a criação de um espaço privilegiado de apoio às atividades do ensino superior e profissional, na área da gastronomia e do vinho, bem como, no âmbito da estratégia de eficiência coletiva e de promoção e valorização económica dos recursos endógenos, disponibilizar às empresas do concelho um espaço adequado, de qualidade e distinção, de apoio as atividades que concorram para a promoção e excelência dos seus produtos e na formação dos seus recursos humanos.

Em simultâneo, as características deste equipamento permitem-lhe acolher vários tipos de eventos associados a dinâmicas ao nível do turismo de negócios ou de lazer, como por exemplo, almoços e jantares integrados conferências ou congressos, workshops e provas de degustação, exposições e outras manifestações de índole cultural, sublinhando-se, no entanto e para qualquer um deles, a sua natureza com padrões de elevada qualidade e referência.

Após a aprovação, em 2014, do regulamento de utilização e funcionamento, a Clara Penha - Casa dos Sabores, nova designação do equipamento, tem registado uma utilização mensal contínua, interrompida apenas durante o mês de agosto.

De entre as ações/iniciativas acolhidas permitimo-nos destacar: as apresentações públicas do Rali de Ponte de Lima 2014 e do Projeto Ponte de Lima Convida 2014; as apresentações e defesas das provas de Aptidão Profissional do Curso Técnico de Restaurante/Bar da Escola Profissional do Alto Lima - Delegação de Ponte de Lima; o concurso de vinhos integrado na Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais; a apresentação da Posta à Minhota, realizada pela Confraria do Sarrabulho e pela Associação de Produtores de Carne de Raça Minhota; a Formação Modular - Vida Ativa, na área de Competências em Hotelaria e Restauração, promovida pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional - Serviço de Formação Profissional de Viana do Castelo; e, a decorrer, o Percurso de Formação na Área da Hotelaria e Restauração, da responsabilidade da Associação Empresarial de Ponte de Lima.

O número e a diversidade de ações/iniciativas já acolhidas pelo equipamento, cuja gestão é assegurada pelo Gabinete de Recursos Naturais e Rurais do Município de Ponte de Lima - Serviço Área Protegida, permitem antever uma excelente dinâmica ao nível da sua utilização e, neste quadro, confirmar a assertividade na tomada de decisão da criação da Clara Penha - Casa dos Sabores, nomeadamente enquanto espaço de excelência para a promoção e (in)formação da gastronomia e dos produtos endógenos de Ponte de Lima.