Arranque do Serviço Educativo 2014/2015
Educação| 14 de Outubro de 2014
Arranque do Serviço Educativo 2014/2015
O 'V Abraço ao rio Lima' marcou o arranque do Serviço Educativo da Área Protegida das Lagoas para o ano letivo 2014/2015. Mais de 1000 participantes de instituições de ensino e IPSS's de Ponte de Lima abraçaram o rio Lima, numa ação comemorativa dos Dias Nacional da Água e Internacional do Idoso.

O Programa de Apoio às Áreas Projeto teve início no dia 06 de outubro e é, de entre as ações do Serviço Educativo, a que melhor reflete o potencial pedagógico da Área Protegida. Os pedidos de inscrição para o ano letivo 2014/2015 ultrapassaram as 1400 crianças, de 23 instituições de ensino do concelho.

Cerca de 800 crianças de 17 freguesias do concelho marcarão presença na Área Protegida e Quinta de Pentieiros, mensalmente, para trabalhar os temas: 'A Biodiversidade das Zonas Húmidas - Projeto Rios', 'Floresta', 'Usos e Funções das Plantas Aromáticas e Medicinais', 'Produção Vegetal' e 'Produção Animal'.

Como forma de envolver toda a comunidade, serão ainda desenvolvidos trabalhos conjuntos com as famílias destas crianças, que integrarão uma exposição, no Centro de Interpretação Ambiental da Área Protegida, no final do ano letivo.

Aos valores já apresentados somam-se as 12 turmas responsáveis pela implementação dos Espaços Ciência Divertida de Ponte de Lima. Em breve, e com o apoio destas crianças, todos os Centros Educativos do concelho estarão equipados com um Espaço Ciência Divertida, aberto a toda a comunidade escolar, e que contará também com o apoio mensal do Serviço Área Protegida.

Para o ano letivo 2014/2015 foi também submetida e aprovada uma candidatura ao Programa de Apoio aos Projetos Escolares, que irá envolver mais de 250 crianças.

O programa de apoio às Áreas Projeto e Projetos Escolares será encerrado com o 'IX Acampamento Natureza e Mundo Rural', no Parque de Campismo da Quinta de Pentieiros.

De realçar ainda o apoio prestado, a título gratuito, a mais de 100 utentes de instituições de acolhimento a seniores e pessoas portadoras de deficiência nos projetos 'Horta para Todos' e 'Hipoterapia', que decorrem na Quinta de Pentieiros.