Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Ambiente
Educação
Serviços
Turismo
Alojamento
Percursos e Rotas
Atividades
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Maio a 31 de Maio
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
03 de Junho a 04 de Junho
  XI Acampamento Natureza e Mundo Rural
26 de Junho a 01 de Setembro
  Oficinas de verão 2017
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:



Ponte de Lima assinalou Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso - Rio Lima recebeu abraço das crianças das escolas do concelho
Atividades| 01 de Outubro de 2014
Ponte de Lima assinalou Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso - Rio Lima recebeu abraço das crianças das escolas do concelho
Ponte de Lima assinalou Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso - Rio Lima recebeu abraço das crianças das escolas do concelho

O Município de Ponte de Lima promoveu hoje o V Abraço ao Rio Lima. Numa iniciativa dinamizada pelo Serviço da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, a ação visou comemorar o Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso.

Neste contexto, abraçaram o Rio Lima cerca de mil crianças de diversos estabelecimentos de ensino do concelho e uma delegação da comunidade escolar de Xinzo de Limia, convidada a participar nesta iniciativa no âmbito do protocolo de geminação, existente entre as duas localidades unidas pelo Rio Lima. O programa iniciou-se no Parque radical de Ponte de Lima, com a apresentação de uma encenação sobre a Lenda do Rio Lethes, seguindo-se no auditório do Rio Lima a receção de boas vindas à comitiva de Xinzo.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima acompanhado pelos vereadores da Educação, Desporto e Juventude, presidiu à cerimónia que contou ainda com a presença dos Diretores dos Agrupamentos Escolares de Ponte de Lima e Arcozelo, bem como o Conselheiro da Cultura de Xinzo de Limia.

Na sua intervenção o autarca sublinhou a importância do Rio Lima como "um dos principais ecossistemas do concelho, sendo o elo de ligação com Xinzo de Limia, assinalando-se este ano os 30 anos de geminação". Dirigindo-se a todos os participantes, o autarca desejou que todos "saiam daqui mais sensibilizados para preservação e valorização do Rio Lima."

Por sua vez, Carlos Gomes, Conselheiro da Cultura de Xinzo de Limia considerou que é importante para a comunidade escolar de Xinzo participar neste momento, "sentimo-nos como se estivéssemos em casa". O Conselheiro da Cultura de Xinzo, ofereceu ao Município de Ponte de Lima uma máscara do Entrudo, peça do traje típico da localidade de Xinzo. Os momentos musicais da cerimónia estiveram a cargo do Clube de Música da Eb 2 e 3 António Feijó e da Academia de Música de Ponte de Lima.

A partir das 11 horas e nas margens do Rio Lima realizou-se o V Abraço ao Rio Lima. Participaram as Escolas: Básica de Ponte de Lima; Jardim de Infância de Ponte de Lima; Centro Educativo das Lagoas; Centro Educativo de Freixo; Centro Educativo de Arcozelo; Centro Educativo da Ribeira; Jardim de Infância de Brandara e o Jardim de Infância da Correlhã.

Quanto às IPSS's marcaram presença a Casa da Caridade da Nossa Senhora da Conceição de Ponte de Lima, Centro Comunitário de Refois, Centro Social e Paroquial de Fornelos, Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima e a Residência Sénior Lar Santa Maria dos Anjos.

De realçar a adesão a esta iniciativa de outras entidades como a Universidade Fernando Pessoa; Escola Superior Agrária de Ponte de Lima; Unidade de Saúde Familiar Lethes; Unidade de Saúde Mais Perto; Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima; Destacamento Territorial dos Arcos de Valdevez; PSP - Escola Segura e o canoísta Fernando Pimenta.

Álbum de fotografias.

Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo

 

Mais notícias da categoria: Atividades
Acampamento Natureza e Mundo Rural com vagas totalmente preenchidas | 03.05.2017
XI Acampamento Natureza e Mundo Rural | 24.04.2017
20 a 24 de março | Semana da Floresta e da Água | 03.04.2017
Semana da Floresta e da Água 2017 | 15.03.2017
16º Aniversário da Área Protegida | 10.12.2016 | 16.12.2016
 
Avisos
Categorias
16 de Maio
  Recomendações de adoção de práticas de utilização racional de água para rega
19 de Abril
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
22 de Março
  Candidaturas ao Pedido Único (PU)
28 de Novembro
  Inspeção Obrigatória dos Pulverizadores para Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos
24 de Novembro
  Limpeza de cursos de água
Todos os Avisos
Notícias do Município
Cominhos | Duplaface Companhia das Artes/Gacel/Pequenos Actores do Lima/Teatro Amador da Facha | Exercício/Espectáculo do Curso de Teatro para Amadores Promovido pelos Serviços Educativos do TDB | 28 de Maio ? 18h00 ? Teatro Diogo Bernardes
publicada em: 25.05.2017

Após o desafio lançado a todos os grupos de teatro amador do concelho, em Novembro passado, deu-se início à acção inserida nos Serviços Educativos do Teatro Diogo Bernardes com a denominação de Curso de Teatro para Amadores, tendo respondido à chamada membros dos Grupos Duplaface Companhia das Artes, Gacel, Pequenos Actores do Lima e Teatro Amador da Facha, a que se juntaram duas funcionárias do Município que laboram em áreas em que os ensinamentos podem ser devidamente aplicados.

Sob a direcção da Fértil Cultural, estrutura profissional de teatro, desde então realizaram-se mais de duas dezenas de sessões de trabalho, em horário pós-laboral, numa primeira fase com a periodicidade quinzenal, a qual passou a semanal na recta final da acção.

Extremamente motivados e dedicados, todos os elementos encararam os trabalhos e exercícios com extrema responsabilidade, criando-se um verdadeiro espírito de grupo, com partilhas contínuas de saberes e de conhecimentos.

Atendendo aos excelentes resultados obtidos, o exercício/espectáculo final de apresentação do Curso de Teatro para Amadores, obrigatoriamente, teria que ser apresentado ao público no local que o acolheu e viu nascer – o Teatro Diogo Bernardes, que abre as suas portas no dia 28 de Maio, a partir das 18h00, para apresentar Cominhos, título escolhido para o referido exercício/espectáculo de teatro.

Nas Comemorações dos 120 Anos do Teatro Diogo Bernardes, este equipamento municipal lançou, durante a temporada 2016-2017 que praticamente coincidiu com o ano lectivo escolar, os seus Serviços Educativos, com formadores profissionais de teatro, através deste Curso de Teatro para Amadores e do Curso de Longa Duração de Teatro, desenvolvido com a turma 12 do 4.º ano da Escola Básica de Ponte de Lima ao longo de cerca de duas dezenas de sessões de trabalho, na escola e no Teatro Diogo Bernardes, em horário escolar, também com excelentes resultados que serão apresentados no dia 21 de Junho no Teatro Diogo Bernardes, às 17h30, com o espectáculo denominado A Flôr n.º 12, o qual divulgaremos oportunamente.

Para o espectáculo Cominhos, bilhetes à venda (2,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.

Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima inaugura na próxima sexta-feira | Certificado com a EFFE Label 2017-2018 o FIJ comemora o seu 13º aniversário
publicada em: 25.05.2017

Das suas mais de cinco centenas de candidaturas, registadas ao longo da última década, estiveram patentes no espaço do Festival, quase duas dezenas de nacionalidades.

Este ano, sob o tema "Jardim das Descobertas", o FIJ acolhe jardins de três continentes, estando em exposição permanente, projetos da Argentina, do Brasil, da Áustria, da Itália, da Holanda e ainda do Japão, apresentando-se Portugal e Espanha com duas propostas cada.

Na vanguarda internacional no tópico do Ecoturismo, e da Sustentabilidade, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, continua a dar frutos. Galardoado no presente ano, com a distinção "Europe for Festivals, Festivals for Europe" - EFFE Label 2017-2018, o FIJ foi, mais uma vez, alvo do elogio internacional.

Este é "Um evento bastante singular que tem desempenhado um papel significativo na educação ambiental e na consciencialização, sustentabilidade e planeamento paisagístico", considerou o Júri Internacional, ao integrar o FIJ na comunidade do Festival EFFE que, promovida pela Associação Europeia de Festivais, distingue espetáculos com grande qualidade artística, de impacto significativo a nível local, nacional e internacional.

Esta não é a primeira distinção do Festival, que anualmente recebe mais de 105 mil visitantes, e que foi já galardoado também com o Prémio Garden Tourism Awards, integrado no evento internacional "2013 North American Garden Tourism Conference", em Toronto, Canadá.

A edição deste ano, "Jardim das Descobertas", inaugura a 26 de maio, numa cerimónia presidida por Célia Ramos, Secretária de Estado do Território e da Conservação da Natureza, pelas 16h00, no recinto próprio do FIJ. 

Obras de Requalificação do Largo Domingos Pereira de Araújo e Centro Cívico de Freixo ? Ponte de Lima | Inauguração, 28 de maio, 11 horas no Largo da Feira
publicada em: 25.05.2017

O Município de Ponte de Lima inaugura no próximo domingo, 28 de maio, as obras de Requalificação do Largo Domingos Pereira de Araújo e o Centro Cívico de Freixo, uma intervenção que se enquadra na política de Reabilitação Urbana em zonas centrais das freguesias com espaços de cariz coletivo e social que se encontrem degradadas e urbanisticamente mal definidas, que o Município de Ponte de Lima está a dinamizar.

A obra cujo investimento ascendeu aproximadamente aos 800.000,00€, contemplou a construção e conservação de passeios e outros espaços públicos, no centro da freguesia, ponto de encontro da população e palco de eventos festivos, bem como a requalificação de passeios na EN 306, via de acesso importante entre o centro da freguesia de Freixo e o centro da Vila de Ponte de Lima.

Desta forma, aumentou-se o espaço destinado às pessoas, totalmente acessível e livre de barreiras arquitetónicas, favorecendo-se a circulação, através da redefinição das faixas de circulação automóvel e pedonal, o ordenamento dos lugares de estacionamento e a beneficiação da iluminação pública e do mobiliário urbano.

Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :