26 de Junho a 01 de Setembro
  Oficinas de verão 2017

Ponte de Lima assinalou Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso - Rio Lima recebeu abraço das crianças das escolas do concelho
Atividades| 01 de Outubro de 2014

O Município de Ponte de Lima promoveu hoje o V Abraço ao Rio Lima. Numa iniciativa dinamizada pelo Serviço da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, a ação visou comemorar o Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso.

Neste contexto, abraçaram o Rio Lima cerca de mil crianças de diversos estabelecimentos de ensino do concelho e uma delegação da comunidade escolar de Xinzo de Limia, convidada a participar nesta iniciativa no âmbito do protocolo de geminação, existente entre as duas localidades unidas pelo Rio Lima. O programa iniciou-se no Parque radical de Ponte de Lima, com a apresentação de uma encenação sobre a Lenda do Rio Lethes, seguindo-se no auditório do Rio Lima a receção de boas vindas à comitiva de Xinzo.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima acompanhado pelos vereadores da Educação, Desporto e Juventude, presidiu à cerimónia que contou ainda com a presença dos Diretores dos Agrupamentos Escolares de Ponte de Lima e Arcozelo, bem como o Conselheiro da Cultura de Xinzo de Limia.

Na sua intervenção o autarca sublinhou a importância do Rio Lima como "um dos principais ecossistemas do concelho, sendo o elo de ligação com Xinzo de Limia, assinalando-se este ano os 30 anos de geminação". Dirigindo-se a todos os participantes, o autarca desejou que todos "saiam daqui mais sensibilizados para preservação e valorização do Rio Lima."

Por sua vez, Carlos Gomes, Conselheiro da Cultura de Xinzo de Limia considerou que é importante para a comunidade escolar de Xinzo participar neste momento, "sentimo-nos como se estivéssemos em casa". O Conselheiro da Cultura de Xinzo, ofereceu ao Município de Ponte de Lima uma máscara do Entrudo, peça do traje típico da localidade de Xinzo. Os momentos musicais da cerimónia estiveram a cargo do Clube de Música da Eb 2 e 3 António Feijó e da Academia de Música de Ponte de Lima.

A partir das 11 horas e nas margens do Rio Lima realizou-se o V Abraço ao Rio Lima. Participaram as Escolas: Básica de Ponte de Lima; Jardim de Infância de Ponte de Lima; Centro Educativo das Lagoas; Centro Educativo de Freixo; Centro Educativo de Arcozelo; Centro Educativo da Ribeira; Jardim de Infância de Brandara e o Jardim de Infância da Correlhã.

Quanto às IPSS's marcaram presença a Casa da Caridade da Nossa Senhora da Conceição de Ponte de Lima, Centro Comunitário de Refois, Centro Social e Paroquial de Fornelos, Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima e a Residência Sénior Lar Santa Maria dos Anjos.

De realçar a adesão a esta iniciativa de outras entidades como a Universidade Fernando Pessoa; Escola Superior Agrária de Ponte de Lima; Unidade de Saúde Familiar Lethes; Unidade de Saúde Mais Perto; Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima; Destacamento Territorial dos Arcos de Valdevez; PSP - Escola Segura e o canoísta Fernando Pimenta.

Álbum de fotografias.