01 de Dezembro a 31 de Dezembro

Serviços| 28 de Agosto de 2014
5ª Oficina de verão 2014 (11 a 22 de agosto)
O fim do verão aproxima-se, e com ele terminam as Oficinas de verão promovidas pelo Serviço Área Protegida.

A 5ª Oficina, penúltima do verão de 2014, decorreu de 11 a 22 de agosto, na Quinta Pedagógica de Pentieiros, e contou com a participação de 17 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos de idade, vindas de Ponte de Lima e de Viana do Castelo.

Apesar do grupo ser mais pequeno que o habitual, pelo facto de muitos pais se encontrarem de férias neste período, animação e boa disposição não faltaram nesta Oficina, onde se criaram grandes amizades.

A Quinta de Pentieiros foi o palco das mais diversas atividades realizadas ao longo desta Oficina, das quais se destacam: o passeio de charrete, o maneio e volteio na simpática Quifa (égua de raça Garrana), as Caças ao Tesouro no Parque Florestal e Quinta Pedagógica, a observação de girinos no lago da Horta, as atividades no Ciência Divertida e os momentos de Piscina, tão desejados por todos.

Para dar a conhecer aos participantes o que de melhor Ponte de Lima tem para oferecer, foram realizadas algumas visitas, nomeadamente à Serra d'Arga, onde o técnico do Centro de Interpretação da Serra d'Arga gentilmente nos recebeu, ao Festival Internacional de Jardins e ao Clube Náutico, onde todos puderam contactar diretamente com o rio Lima, através da prática da canoagem.

Não descurando a importância e a beleza natural da Área de Paisagem Protegida das Lagoas foi ainda realizada uma caminhada à Lagoa de S. Pedro. No decorrer do percurso foram recolhidas amostras de água para a observação de macroinvertebrados, bioindicadores da qualidade da sua água. Após a observação das larvas, foram ainda 'capturadas' algumas libelinhas, para que os participantes pudessem admirar a sua beleza mais de perto.

Deixando para trás os medos, todos acataram com agrado as atividades radicais promovidas pelo Centro Aventura. Num dos dias mais apreciados por todos foram realizadas atividades como: arvorismo, slide, escalada, air bunjee (cama-elástica) e tiro lúdico.

Todo o tempo foi pouco para as muitas brincadeiras e nem as horas de almoço foram desperdiçadas, depois das deliciosas refeições servidas pela cantina do Centro Educativo das Lagoas, tiveram lugar verdadeiros torneios de ping-pong, matraquilhos e ginástica acrobática no parque-infantil exterior deste equipamento.

Fica o sentimento de dever cumprido pelos momentos de diversão e cumplicidade gerados e a vontade de voltar no próximo ano.

Veja aqui algumas das fotografias recolhidas ao longo destes dias.

Vera Henriques