26 de Junho a 01 de Setembro
  Oficinas de verão 2017

Serviços| 04 de Agosto de 2014
1ª Oficina 'Jovem Ativo' (14 a 25 de julho)
As férias de verão, para um grupo crescente de crianças e jovens, significam a realização de muitas atividades lúdicas promovidas pela Área Protegida de Ponte de Lima.

"Jovem Ativo", programa de férias de verão destinado a participantes com idades entre os 13 e os 17 anos, decorreu de 14 a 25 de julho e contou com jovens de Ponte de Lima, Viana do Castelo e Lisboa.

Ao longo de duas semanas os participantes, em paralelo ao conhecimento que adquiriram sobre a Quinta de Pentieiros, usufruindo dos equipamentos e serviços ao seu dispor, realizaram percursos em bicicleta, jogos de dinâmica de grupo, futebol, ténis de mesa, matraquilhos, entre outros. Preparam e dinamizaram atividades para os participantes, mais novos, das Oficinas de verão, igualmente promovidas pela Área Protegida, no Espaço Ciência Divertida do Centro Educativo das Lagoas e na Quinta Pedagógica de Pentieiros.

Neste período, de acordo com o programa estabelecido, visitaram Ponte de Lima, nomeadamente o seu Centro Histórico, o Museu dos Terceiros, o Festival Internacional de Jardins, tendo ainda assistido ao Programa de Televisão Verão Total, da RTP, e realizado canoagem no rio Lima, num momento ímpar de contacto com o recurso hídrico do concelho. Visitaram ainda a exposição 'Arte na Leira', na Serra d'Arga. Na Quinta de Pentieiros, receberam a "Pão de Forma" da SIC, um momento muito divertido para todos!

Como não poderia deixar de acontecer, um dos dias do programa foi dedicado à Área Protegida. Iniciaram a visita pelo Centro de Interpretação Ambiental e realizaram um percurso adaptado que lhes permitiu contactar com os valores naturais mais relevantes em presença no espaço, com destaque para as duas lagoas e o rio Estorãos, as tapadas e, claro, toda a biodiversidade associada. A beleza da área, nesta época do ano, cativou a atenção dos participantes para a observação e contemplação da Natureza.

Um dos momentos altos, esperado com muita ansiedade, foram as atividades de desporto aventura, dinamizadas pelo Centro Aventura, localizado junto à Quinta de Pentieiros.

O "Jovem ativo" é, sem dúvida, um programa a repetir e que deixa saudades a todos os participantes e monitores.

Sandra Pereira